Em 25 de março, o Banco Nacional da Ucrânia revogou a licença do Portal Bank com base em uma petição apresentada por ele e o excluiu do Registro Estadual de Bancos.
O Banco Nacional informou isso, relata o Ukrinform.
Em 16 de setembro de 2024, o único acionista da sociedade anônima “Portal Bancário” tomou a decisão de encerrar a implementação das atividades bancárias por este banco sem extinguir a entidade legal e, em 20 de fevereiro de 2025, a empresa concluiu suas atividades bancárias.
O Portal do Banco JSC é o décimo banco a encerrar as operações bancárias por iniciativa própria, sem rescindir a entidade legal.
Anteriormente, no âmbito deste procedimento, o Banco Nacional já havia revogado as licenças bancárias do PJSC VERNUM BANK, PJSC BM Bank, PJSC DiVi Bank, PJSC CB Financial Partner, PJSC Apex-Bank, PJSC Industrial and Financial Bank, PJSC Credit Optima Bank, PJSC Credit Optima Bank, PJSC Credit Optima Bank, PJSC Credit Optima Bank, PJSC Credit Optima Bank
O procedimento para encerrar atividades bancárias sem encerrar uma entidade legal é realizado de acordo com a Lei da Ucrânia “Sobre a Simplificação dos Procedimentos para a Reorganização e Capitalização de Bancos”.
Para encerrar as atividades bancárias sem extinguir a entidade legal, o banco concorda com o Banco Nacional sobre um plano de rescisão e cumpre integralmente as obrigações relacionadas à implementação das atividades bancárias dentro do prazo estabelecido.
Conforme relatado pelo Ukrinform, na Ucrânia o número de participantes no mercado financeiro não bancário em fevereiro de 2025 diminuiu em 17 instituições financeiras – para 855; O número de bancos diminuiu em um – para 61.