A parcela de empréstimos inadimplentes (NPL) no setor bancário diminuiu 0,5 ponto percentual em fevereiro, para 30% em 1º de março de 2025.
O Banco Nacional da Ucrânia relatou isso no Telegram, relata o Ukrinform.
De acordo com o regulador, durante fevereiro o volume de NPL nos bancos diminuiu em quase UAH 1,2 bilhão, enquanto o volume bruto de empréstimos fornecidos pelos bancos aumentou em UAH 15,8 bilhões.
Note-se que a parcela de empréstimos inadimplentes para indivíduos em 1º de março de 2025 era de 15%, para empresas – 39%. Sem levar em conta as dívidas dos antigos proprietários do PrivatBank e dívidas antigas de antes da crise de 2014-2016, a participação de NPL em empréstimos empresariais é de 23%.
Entre os fatores que tiveram um impacto positivo na participação dos NPLs, continua sendo o aumento contínuo no volume de empréstimos em hryvnia de alta qualidade pelos bancos.
Conforme relatado pelo Ukrniform, em 15 de janeiro, abordagens atualizadas para determinar e divulgar informações sobre o nível de empréstimos inadimplentes entraram em vigor na Ucrânia.
Antes da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, a participação de NPLs em bancos ucranianos começou a cair desde 2018: de 55 para 27% em 1º de março de 2022.