O Banco Nacional deixa de calcular a taxa de câmbio da hryvnia para o rublo russo

O Banco Nacional da Ucrânia está introduzindo novas abordagens para determinar a lista de moedas para as quais a taxa de câmbio oficial da hryvnia é definida diariamente e também está cancelando a lista de moedas para a definição mensal da taxa de câmbio oficial. As mudanças entrarão em vigor em 31 de março de 2025.

O Banco Nacional informou isso, relata o Ukrinform.

O Banco Nacional explicou que a necessidade de atualização das abordagens se deve ao aumento significativo do nível de automação das liquidações, o que reduziu as restrições operacionais e os riscos do cálculo diário da taxa de câmbio oficial para uma ampla gama de moedas.

“Considerando isso, o uso de duas listas de moedas (diária e mensal) para calcular a taxa de câmbio oficial da hryvnia perdeu sua relevância, e o NBU decidiu mudar para uma lista diária de moedas, consistente com a experiência internacional”, observou o Banco Nacional.

Assim, a lista de moedas nas quais a taxa de câmbio oficial da hryvnia será definida incluirá moedas estrangeiras do Grupo 1 do Classificador de Moedas Estrangeiras e Metais Bancários e moedas estrangeiras emitidas por países que, de acordo com os dados da balança de pagamentos do ano anterior, forneceram pelo menos 95% do volume de comércio com a Ucrânia.

A lista especificada será ajustada a cada três anos com base em dados estatísticos atuais sobre o volume de negócios.

Ao mesmo tempo, continua sendo possível ajustar esta lista com mais frequência se o volume de negócios com a Ucrânia para as moedas incluídas nela cair abaixo de 90% ou se forem feitas alterações no Grupo 1 do Classificador de Moedas Estrangeiras e Metais Bancários.

Levando em conta as mudanças aprovadas, a partir de 31 de março a frequência de definição da taxa de câmbio oficial da hryvnia para 11 moedas será alterada de mensal para diária. Entre eles estão: dinar argelino, baht, dirham dos Emirados Árabes Unidos, dong, lari, libra libanesa, ringgit malaio, rial saudita, dinar sérvio e dinar tunisino.

“A taxa de câmbio oficial da hryvnia não será calculada em relação às seguintes moedas: rublo russo, rublo bielorrusso, real brasileiro, dram armênio, peso dominicano, dinar iraquiano, rial iraniano, dinar líbio, dirham marroquino, novo dólar taiwanês, dólar americano paquistanês.

Assim, a lista de moedas estrangeiras para o estabelecimento diário da taxa de câmbio oficial da hryvnia incluirá 41 moedas e DSEs (direitos especiais de saque).

As alterações relevantes foram aprovadas pela Resolução do Conselho do NBU de 24 de março de 2025, nº 36 “Sobre a aprovação de Emendas ao Regulamento sobre o estabelecimento da taxa de câmbio oficial da hryvnia para moedas estrangeiras e o cálculo do valor de referência da taxa de câmbio da hryvnia para o dólar americano e o preço oficial dos metais bancários”, que entra em vigor em 31 de março de 2025.

A adoção de novas abordagens para determinar a lista de moedas para as quais o Banco Nacional define a taxa de câmbio oficial da hryvnia diariamente foi precedida de discussão pública.

Na primeira fase, o projeto foi apoiado na reunião do Grupo de Contato sobre o Mercado Monetário e Cambial, que ocorreu em 26 de setembro de 2024. Durante a reunião, não foram recebidos comentários ou sugestões sobre o rascunho; os membros do Grupo de Contacto apoiaram as abordagens apresentadas para consideração.

Na segunda etapa, que começou em 15 de outubro de 2024, o Banco Nacional publicou um rascunho de novas abordagens para o cálculo e publicação de indicadores do mercado de câmbio para discussão pública nas páginas de seu escritório de representação oficial na Internet e convidou todos a enviarem seus comentários e sugestões até 15 de novembro de 2024. Nenhum comentário ou sugestão foi recebido dentro do prazo.

Conforme relatado pelo Ukrinform, no ano passado o Banco Nacional conduziu 150 inspeções de empresas licenciadas para realizar transações de câmbio e impôs multas de UAH 5,65 milhões por violação das regras de câmbio, este ano – UAH 1,4 milhão.

Foto: NBU

www.ukrinform.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *