Agora os ucranianos podem transferir quantias superiores a 150 mil hryvnias por mês de cartão para cartão.

A partir de 1º de abril, o NBU suspenderá as restrições às transferências P2P “de cartão para cartão” para indivíduos. Agora as pessoas poderão transferir mais de 150 mil hryvnias por mês. Isso é relatado no site do banco.
“O Banco Nacional da Ucrânia decidiu não estender as restrições regulatórias de UAH 150.000 por mês para transferências iniciais (também conhecidas como P2P, C2C) em todas as contas de clientes individuais abertas em um banco para contas de outros indivíduos”, disse o comunicado.
Eles observaram que essas restrições estimularam o desenvolvimento de soluções conjuntas abrangentes destinadas a minimizar o uso da infraestrutura de pagamento em atividades ilegais. Durante o período de restrições regulatórias:
Vídeo do dia
Eles também relataram que o NBU desenvolveu um conceito para um registro de pessoas que exigem maior controle sobre transações de pagamento.
“No ano passado, registramos um aumento anormal na comunicação entre o mercado Phyzosib, que foi devido a uma diminuição devido à introdução de limites regulatórios, comunicações NBU, que aumentaram a atenção do mercado para o problema de quedas, e o Memorando. A tendência de curto prazo em direção a um rápido aumento no número de cartões de pagamento fechados, que foi registrada na última primavera, também começou”, acrescentou a fonte.
Controle sobre os fundos dos cidadãos
A restrição entrou em vigor em outubro de 2024 e se aplicava apenas a transferências para pessoas físicas dentro de um mesmo banco. Desde 1º de fevereiro, os bancos ucranianos introduziram novas restrições às transferências com cartão, incluindo aquelas que usam detalhes de IBAN.
Vale ressaltar que anteriormente o NBU assinou um “Memorando para Garantir a Transparência do Mercado de Serviços de Pagamento” com os bancos, segundo o qual, a partir de 1º de janeiro, foi introduzido um controle mais rigoroso sobre a retirada e transferência de fundos dos cidadãos.
Os bancos limitam o volume de transferências que consideram que clientes “suspeitos” fazem durante o mês usando detalhes de IBAN. Para clientes com nível de risco “alto”, será definido um limite de até UAH 50 mil/mês; para clientes com nível de risco “médio” – até 100 mil UAH/mês; para clientes com nível de risco “baixo” – até 150 mil UAH/mês.
Os bancos agora podem verificar todas as transações dos clientes e exigir comprovante da origem dos fundos caso tenham alguma suspeita.
Ao mesmo tempo, o grau de “suspeita” das transações bancárias dependerá da avaliação subjetiva dos funcionários do banco que serão encarregados de monitorar tais operações.