O financiamento do BEI na Ucrânia é um dos maiores: 24 projetos no valor de 4,3 mil milhões de euros

O Ministério das Finanças da Ucrânia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) realizaram outra revisão da carteira de empréstimos de projetos conjuntos.

O serviço de imprensa do Ministério das Finanças informou isso, relata o Ukrinform.

O evento foi presidido pela Vice-Ministra das Finanças Olga Zikova, bem como por representantes do BEI – Chefe do Gabinete do BEI na Ucrânia Kristina Mikulova e Diretor de Empréstimos ao Setor Público da Parceria Oriental do BEI Matteo Rivelini, e contou com a participação de delegados da Comissão Europeia e da Delegação da UE na Ucrânia. A exibição durou dois dias em Kyiv – 25 e 26 de março.

As partes definiram os principais resultados da implementação dos projetos para 2024, bem como outras medidas para garantir o uso eficiente dos recursos de crédito do BEI e das garantias fornecidas pela Comissão Europeia no âmbito da implementação do Mecanismo Pilar II para a Ucrânia em 2025, em particular para áreas de recuperação prioritárias.

O financiamento do BEI na Ucrânia é um dos maiores: 24 projetos no valor de 4,3 mil milhões de euros

Os participantes da reunião também discutiram os preparativos para a assinatura, em abril de 2025, de novos projetos para restaurar a infraestrutura social em comunidades com números significativos de pessoas deslocadas e garantir a restauração dos sistemas de abastecimento de água e saneamento nas cidades ucranianas.

Zykova agradeceu aos representantes do BEI e observou que o Banco Europeu de Investimento continua sendo um parceiro financeiro fundamental no processo de desenvolvimento e recuperação da Ucrânia, especialmente durante a agressão russa em larga escala.

“A cooperação da Ucrânia com o BEI abrange uma ampla gama de áreas que realmente atendem às principais necessidades do governo no desenvolvimento econômico do país e na melhoria da vida dos cidadãos. Primeiro, isso é suporte para infraestrutura crítica, setor habitacional, energia, transporte, educação, bem como a implementação de importantes iniciativas sociais e digitalização. Hoje, a carteira de empréstimos do BEI é de EUR 4,3 bilhões.

Em particular, o BEI financia:

  • dois projetos de investimento no valor de 178 milhões de euros no domínio da garantia da eficiência energética dos edifícios educativos e do desenvolvimento de instituições de ensino profissional;
  • dois projetos de investimento no valor de 400 milhões de euros na área de fornecimento de material rodante para transporte público urbano em cidades ucranianas;
  • três projetos no valor de 640 milhões de euros na área de restauração de infraestrutura social em regiões com grande número de deslocados internos e em regiões afetadas pela agressão armada da Federação Russa.

No ano passado, a Ucrânia, juntamente com o BEI, alcançou resultados significativos na implementação de iniciativas como o Programa de Recuperação da Ucrânia, Transporte Público Urbano na Ucrânia e Ensino Superior na Ucrânia.

Conforme relatado pelo Ukrinform, o Banco Europeu de Investimento está mobilizando até 1 bilhão de euros em investimentos na Ucrânia, o que ajudará a restaurar infraestrutura e negócios essenciais.

Foto: Ministério das Finanças

www.ukrinform.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *