Yulia Sviridenko anunciou uma nova rodada de negociações com os EUA sobre investimentos na Ucrânia / colagem UNIAN, foto UNIAN

Na próxima semana, a Ucrânia enviará uma equipe de negociadores a Washington para chegar a um acordo sobre um novo rascunho de acordo sobre os valiosos recursos minerais da Ucrânia. A ministra da Economia, Yulia Sviridenko, relatou isso em um comentário à Associated Press.

“O novo rascunho de acordo dos EUA mostra que a intenção de criar um fundo ou investir em conjunto permanece”, disse ela.

Está previsto que a delegação de negociação ucraniana inclua representantes de quatro ministérios: economia, relações exteriores, justiça e finanças.

Vídeo do dia

No final de março, a mídia divulgou o conteúdo da nova versão do acordo proposta pelos americanos. Isso gerou indignação pública sobre as duras condições impostas à Ucrânia, que jornalistas e especialistas chamaram de escravizantes. Autoridades ucranianas são mais cautelosas em seus comentários.

“O que temos agora é um documento que reflete a posição do grupo jurídico do Departamento do Tesouro dos EUA. Esta não é a versão final, esta não é uma posição comum”, disse Sviridenko.

Segundo ela, a Ucrânia pretende definir suas linhas vermelhas e os principais princípios nos quais o acordo deve se basear.

“Está claro que os parâmetros completos deste acordo não podem ser discutidos online. Precisamos nos sentar como equipes e continuar a conversa pessoalmente. No final, tudo será decidido durante as negociações”, disse o ministro.

Sviridenko se recusou a revelar como Kiev realmente percebeu a versão do acordo proposta pelos americanos. Segundo ela, já surgiu um documento mais detalhado sobre a criação de um fundo conjunto para gestão de receitas de recursos ucranianos, no qual os americanos delinearam sua visão de sua estrutura e funcionamento.

“Estamos muito focados em garantir que o rascunho final do acordo após as negociações atenda totalmente aos nossos interesses estratégicos. Acredito que o trabalho no memorando anterior mostrou que ambas as equipes são capazes de atingir essas metas e concordar com termos aceitáveis para ambos os lados”, disse Sviridenko.

Acordo sobre recursos ucranianos: últimas notícias

Conforme relatado pela UNIAN, no final de março os EUA entregaram a Kiev uma nova versão do acordo sobre recursos minerais. Logo seu conteúdo se tornou conhecido do público em geral. Houve imediatamente muitas críticas a este documento, uma vez que não apenas deu aos EUA o direito prioritário de receber renda de recursos ucranianos, mas de fato transferiu o controle sobre os campos e quaisquer novos projetos de infraestrutura na Ucrânia para os EUA.

Analistas observaram que, dessa forma, o acordo bloquearia o caminho da Ucrânia para a União Europeia. Alguns até sugeriram que esse era o verdadeiro objetivo dos americanos.

Até o presidente Volodymyr Zelensky foi forçado a declarar publicamente que o acordo com os EUA não deveria impedir a integração europeia da Ucrânia.

www.unian.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *