Infográficos Surtos de febre aftosa na Europa e o possível cancelamento do regime preferencial de isenção de impostos para exportadores ucranianos de produtos agrícolas podem levar a uma nova queda nos preços do leite cru na Ucrânia.
Conforme relatado pelo Ukrinform, isso foi relatado pelo serviço de imprensa da Associação de Produtores de Leite.
“Os preços de compra na Ucrânia continuaram a cair na segunda quinzena de março. No entanto, o excedente de leite cru no mercado, que pressiona os preços de compra, diminuiu em comparação à primeira quinzena de março devido a um aumento no volume de exportações de laticínios da Ucrânia e um certo aumento no consumo dentro do país”, observaram os especialistas.
O preço médio de compra do leite de qualidade extra em 25 de março foi de 16,35 UAH/kg, sem IVA, o que equivale a 45 copeques. menos de um mês atrás.
Ao mesmo tempo, o preço de compra da mais alta qualidade diminuiu em 50 copeques. e totalizou 16,15 UAH/kg sem IVA. O primeiro grau custa em média 15,65 UAH/kg sem IVA (-35 copeques).
Assim, o preço médio ponderado das três variedades foi de 16,20 UAH/kg sem IVA (-40 copeques em comparação ao mês anterior).
A AVM prevê que em 1º de abril, o preço do leite cru na Ucrânia poderá cair de 20 a 30 copeques. Ao mesmo tempo, os preços do leite na Ucrânia são mais altos do que na Nova Zelândia e nos países da América do Sul, que exportam ativamente seus produtos para a Ásia e a África, competindo com exportadores ucranianos e europeus.
Surtos de febre aftosa na Hungria e na Eslováquia, bem como a possibilidade de a doença se espalhar para a Polônia e a Áustria, criam as condições prévias para uma nova redução nos preços de compra. As fábricas de processamento de laticínios na Polônia e na Áustria exportam volumes significativos de produtos lácteos e, em caso de quarentena, podem mudar para a produção de produtos de armazenamento de longo prazo, em especial manteiga e leite em pó, os principais produtos das exportações de laticínios da Ucrânia.
“O acúmulo de manteiga e leite em pó em armazéns na Europa pode afetar a redução de preços de produtos similares e leite cru na Ucrânia. Há também o risco de disseminação da febre aftosa na Ucrânia a partir de países vizinhos, o que pode levar a perdas significativas para a indústria de laticínios”, acrescentou a associação.
Além disso, um dos fatores que pode levar à queda dos preços do leite cru na Ucrânia pode ser o cancelamento pela UE, em 5 de junho de 2025, do regime aduaneiro preferencial para produtos agrícolas de origem ucraniana, incluindo laticínios.
A restauração de tarifas pode reduzir o volume de exportações de produtos lácteos da Ucrânia até mesmo para países terceiros, uma vez que as entregas são realizadas pelos portos marítimos da Polônia e da Romênia. Se os eventos se desenvolverem de acordo com esse cenário, é possível que o excedente de leite cru na Ucrânia aumente e os preços de compra diminuam.
Conforme relatado, a comunidade empresarial de laticínios da Ucrânia iniciou o desenvolvimento de um Roteiro para integração à UE.