A descentralização do sistema de pequenas instalações de armazenamento de vegetais nas áreas da linha de frente, em particular nas regiões de Nikolaev e Kherson, ajudará os agricultores a preservar suas colheitas.
O anúncio foi feito pelo Ministro da Política Agrária e Alimentação, Vitaliy Koval, durante uma reunião com representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), relata o Ukrinform com referência ao Ministério da Política Agrária.
“O desenvolvimento de um sistema de armazenamento de vegetais contribuirá para o desenvolvimento de pequenos negócios e garantirá a sustentabilidade das áreas rurais. Por isso, estamos agora começando a implementar ativamente o projeto de construção de instalações de armazenamento de vegetais. Pequenas instalações de armazenamento de vegetais – de 20 a 1000 toneladas – ajudariam o agricultor a preservar seus produtos e mantê-los pelo melhor preço. “Em grandes armazéns – de 2000 toneladas ou mais – tanto agricultores quanto empresas que compram produtos alimentícios para universidades, hospitais e supermercados podem armazenar seus produtos”, observou Vitaly Koval.
Segundo ele, essa abordagem permitirá que a primeira cooperativa de agricultores seja criada nessa base. O Ministro observou que a descentralização do sistema de pequenas instalações de armazenamento de vegetais nas áreas da linha de frente, nas regiões de Mykolaiv e Kherson, ajudará os agricultores a preservar suas colheitas.
Na reunião, as partes discutiram o estado da cooperação com a FAO e identificaram as principais prioridades para as atividades da FAO.
Foto: Ministério da Política Agrária
O Ministro agradeceu aos representantes da FAO pelo apoio contínuo ao setor agroalimentar ucraniano, em particular pelo fornecimento de mangas de grãos para armazenar a colheita, bem como instalações modulares de armazenamento de grãos e geradores.
Koval observou que a próxima etapa de prestação de assistência aos agricultores está começando – a implementação de um projeto conjunto para a produção de eletricidade a partir de agrobiomassa.
Conforme relatado, o Ministério da Política Agrária e Alimentação estima a necessidade adicional total de capacidade de armazenamento de vegetais em 340 mil toneladas.
Foto da empresa PAEK