Seria mais apropriado gastar esses fundos na restauração da infraestrutura que a Rússia destruiu na Ucrânia, acredita Zelensky.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que os ativos russos congelados na Europa não devem apenas ser armazenados, mas também confiscados enquanto houver essa possibilidade.
O chefe de Estado disse isso em Paris, em uma entrevista coletiva após uma reunião de líderes sobre apoio à Ucrânia e segurança na Europa.
Segundo ele, esses fundos já estão funcionando parcialmente devido aos programas de investimento europeus, mas a maneira mais eficaz é o uso direto de ativos congelados para restaurar a infraestrutura na Ucrânia destruída pela Rússia.
Vídeo do dia
“O mais seguro é pegar esses ativos congelados e gastá-los no que a Rússia está destruindo: restaurar a logística, o exército, construir abrigos antibombas para crianças, em escolas, universidades, hospitais. E há muito disso. Acredito que se não encontrarmos uma maneira não apenas de congelá-los, mas também de tomar esses ativos, então isso pode acontecer. Devemos lutar, devemos tomá-los enquanto essa oportunidade existe”, disse o presidente.
Ativos congelados da Federação Russa – outras notícias
No início de março, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, disse que não havia unidade no Ocidente na questão da apreensão de ativos russos. Alguns líderes temem as consequências da apreensão de ativos russos, seja para o euro, seja para o sistema bancário, disse ele.
Um diplomata europeu, comentando as conclusões da cúpula da UE, declarou que o tópico de formas de confiscar ativos russos congelados não foi completamente removido da agenda.