Os preços do petróleo se estabilizaram em negociações em baixa na quarta-feira, 2 de abril, após caírem na sessão anterior devido a preocupações de que novas tarifas dos EUA poderiam piorar uma guerra comercial global que poderia restringir a demanda.
Conforme relatado pela Ukrinform, a Reuters relata isso.
Os contratos futuros do petróleo Brent subiram 1 centavo, para US$ 74,50 o barril, após cair 0,4% na terça-feira. Os contratos futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate dos EUA subiram 3 centavos, para US$ 71,23, após cair 0,4%. Os preços atingiram a maior alta em cinco semanas na segunda-feira.
A Casa Branca confirmou na terça-feira que o presidente Donald Trump imporia novas tarifas na quarta-feira, mas não forneceu detalhes sobre o tamanho e o escopo das barreiras comerciais.
“Os preços do petróleo subiram quase 2% em março, mas permanecem estáveis enquanto os mercados aguardam clareza sobre os planos tarifários universais de Trump antes do 'Dia da Libertação'. Os baixos volumes de negociação no mercado de petróleo indicam preocupações crescentes sobre essas tarifas, apesar de alguns sinais positivos de demanda da China continental”, disse Priyanka Sachdeva, analista sênior de mercado da Phillip Nova.
Durante semanas, Trump vem promovendo o dia 2 de abril como o “Dia da Libertação”, impondo novas tarifas que podem abalar o sistema de comércio global.
O anúncio da Casa Branca está marcado para as 16h. E.T.
“O anúncio (da tarifa) pode impactar os preços tanto para cima quanto para baixo, embora o equilíbrio de risco seja negativo, já que medidas tarifárias mais fracas do que o esperado provavelmente não levarão a um aumento significativo no Brent, enquanto medidas mais fortes do que o esperado podem desencadear uma liquidação significativa”, afirmou.
O declínio foi compensado pelas ameaças de Trump de impor tarifas adicionais ao petróleo russo e sanções mais duras ao Irã na segunda-feira, como parte da campanha de “pressão máxima” de seu governo para conter suas exportações.
Os estoques de petróleo bruto dos EUA aumentaram em 6 milhões de barris na semana encerrada em 28 de março, disseram fontes, citando o Instituto Americano de Petróleo. Ao mesmo tempo, os estoques de gasolina caíram em 1,6 milhão de barris e os estoques de destilados em 11.000 barris, disseram as fontes.
Os dados oficiais do estoque de petróleo bruto dos EUA da Energy Information Administration devem ser divulgados ainda na quarta-feira.
Foto: Al Seib/Los Angeles Times