Os preços do petróleo subiram em 27 de março devido às preocupações do mercado sobre a oferta global restrita após as ameaças dos EUA de tarifas sobre compradores de petróleo venezuelanos e sanções preliminares sobre compradores de petróleo iraniano.
Conforme relatado pela Ukrinform, a Reuters relata isso.
Os contratos futuros do petróleo Brent subiram 7 centavos, ou 0,1%, para US$ 73,86 o barril. Os contratos futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate dos EUA subiram 10 centavos, ou 0,1%, para US$ 69,75 o barril.
Os preços do petróleo subiram cerca de 1% na quarta-feira, impulsionados por dados do governo mostrando que os estoques de petróleo bruto e combustível dos EUA caíram na semana passada e pela ameaça dos EUA de impor tarifas aos países que compram petróleo venezuelano.
“Parece que a recente tendência ascendente (nos preços) parece levar em conta a aposta em torno de tarifas para compradores de petróleo venezuelano. Nós argumentamos que as políticas de Trump sobre o Irã e a Venezuela eram o maior risco para os preços do petróleo, então isso agora está sendo parcialmente replicado”, disse Suvro Sarkar, chefe de energia do DBS Bank.
A Reliance Industries (RELI.NS) da Índia, operadora da maior refinaria de petróleo do mundo, deixará de importar petróleo bruto venezuelano após o anúncio da tarifa, disseram fontes na quarta-feira.
Traders e investidores também estavam avaliando o impacto na demanda por petróleo do último anúncio do presidente dos EUA, Trump, de uma tarifa de 25% sobre carros e caminhões leves importados a partir da semana que vem. Acreditava-se que isso poderia aumentar os preços dos carros, afetando potencialmente a demanda por petróleo, mas também retardaria a transição para carros mais ecológicos.
“As notícias sobre as tarifas automotivas de Trump podem, na verdade, ser positivas para o petróleo bruto, porque os preços mais altos dos carros novos devido às tarifas significarão que isso retardará a transição para modelos mais novos e mais econômicos”, disse Tony Sycamore, analista de mercado da IG.
A atividade de petróleo e gás nos EUA aumentou ligeiramente no primeiro trimestre, mas os executivos de energia estavam pessimistas sobre as perspectivas do setor, mostrou uma pesquisa do Fed de Dallas, já que as tarifas separadas de Trump sobre aço e alumínio podem aumentar os custos de perfuração e construção de oleodutos.
Foto: Bloomberg