Para expandir seus próprios poderes para impor tarifas a outros países, Donald Trump emitiu uma ordem executiva declarando estado de emergência nos Estados Unidos devido a uma ameaça à economia do país.
O texto do decreto foi publicado no site oficial da Casa Branca, relata o Ukrinform.
“Eu, Donald J. Trump, presidente dos Estados Unidos da América, acredito que condições fundamentais, incluindo a falta de reciprocidade em nossas relações comerciais bilaterais, tarifas e barreiras não tarifárias, e políticas econômicas de parceiros comerciais dos EUA que deprimem os salários e o consumo domésticos, prejudicam a segurança nacional e a economia”, diz o documento.
É enfatizado que a ameaça tem sua origem principalmente fora dos Estados Unidos, “nas políticas econômicas domésticas dos principais parceiros comerciais e nos desequilíbrios estruturais no sistema de comércio global”.
Portanto, Trump observou que ele está declarando “uma emergência nacional em conexão com esta ameaça”.
Conforme relatado pelo Ukrinform, na quarta-feira, Donald Trump anunciou que o déficit comercial dos EUA “atingiu um recorde de US$ 1,2 trilhão”. Ele anunciou a introdução de tarifas de pelo menos 10% sobre quase todas as importações, bem como taxas adicionais sobre produtos de vários países.
Foto: EPA/UPG