O Ministério da Economia observou que o imposto de 10% sobre as exportações ucranianas imposto pelos Estados Unidos não é crítico.

A taxa de 10% sobre as exportações ucranianas imposta pelos EUA não causará perdas significativas à Ucrânia, já que a parcela das exportações para os EUA é insignificante. No entanto, uma guerra comercial global poderia afetar seriamente as economias de parceiros importantes, particularmente a UE, o que poderia reduzir seu apoio à Ucrânia.
Isto foi relatado pelo chefe da comissão parlamentar de finanças, impostos e política alfandegária, Danilo Getmantsev.
“Apesar de várias previsões contraditórias, eu não contaria com nenhum aspecto positivo. Sem dúvida, o imposto de 10% em si não terá um grande efeito negativo na Ucrânia, dada a pequena parcela de exportações de commodities para os EUA (US$ 0,9 bilhão ou 2% de todas as exportações em 2024). Nem tenho certeza se isso precisa ser respondido.”
Vídeo do dia
No entanto, segundo ele, a guerra comercial global terá um impacto significativo nas economias dos parceiros ucranianos, principalmente a UE.
“Eles vão desacelerar. Consequentemente, eles vão gerar menos dinheiro, o que vai reduzir a capacidade de nos ajudar. Ao mesmo tempo, os governos dos países parceiros serão forçados a incluir o protecionismo, e não apenas em relação aos produtos americanos. E essas medidas protecionistas vão nos atingir muito mais significativamente”, observou Getmantsev.
Por sua vez, a Ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, observou que o imposto de 10% sobre as exportações ucranianas imposto pelos EUA não é crítico. Além disso, a Ucrânia tem a oportunidade de negociar melhores termos, já que os Estados Unidos estão abertos a negociações.
“Se tudo continuar como está, então o imposto universal americano atingirá principalmente os pequenos produtores. Portanto, já estamos trabalhando para garantir que haja melhores condições para a Ucrânia”, observou Sviridenko.
Segundo ela, a Ucrânia exporta mais de 600 categorias diferentes de produtos para os Estados Unidos, incluindo 65 tipos de produtos avaliados em mais de US$ 1 milhão.
“A Ucrânia tem algo a oferecer aos Estados Unidos da América como um aliado e parceiro confiável. Ambos os nossos países se beneficiarão de tarifas justas”, acrescentou o ministro.
Novas tarifas de Trump – Principais notícias
Em 2 de abril, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a introdução de novas tarifas mútuas com outros países. Trump disse que as tarifas levariam a “maior concorrência e preços mais baixos para os consumidores” nos Estados Unidos.
O novo imposto para a Ucrânia será de 10%, que é a taxa básica mínima. No entanto, a Rússia não está na lista. Canadá e México também estão isentos de impostos mútuos. Os impostos sobre produtos da China serão de 34%, dos países da UE – 20%.
O deputado popular Yaroslav Zheleznyak afirmou que a Ucrânia não será duramente afetada pela introdução de novas tarifas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que ele anunciou contra o mundo inteiro. Segundo ele, as exportações ucranianas para os Estados Unidos “não chegam” a um bilhão de dólares. Nem mesmo 2% de todas as exportações ucranianas.