A exclusão exclusiva da Rússia da lista de países tarifados não ajudou.

A Rússia se tornou um dos poucos países a evitar completamente novas tarifas sobre produtos fornecidos aos Estados Unidos. No entanto, mesmo o efeito indireto foi perceptível para a economia russa, escreve a Newsweek.
Depois que Trump desencadeou uma guerra tarifária global, as bolsas de valores russas despencaram. Assim, a capitalização das empresas da Bolsa de Moscou (MOEX) diminuiu em US$ 23,7 bilhões. O índice MOEX Rússia, que monitora 43 das maiores empresas públicas da Rússia, perdeu 8% em uma semana, sua maior queda desde setembro de 2022, quando o anúncio de Putin de uma mobilização em massa agitou os mercados.
Em particular, as ações de gigantes russos como Sberbank (5,2%), Gazprom (4,9%), a gigante metalúrgica e de carvão Mechel (7%) e a empresa de gás Novatek (5,4%) caíram de preço.
Vídeo do dia
Como explicam analistas, as tarifas de Trump provavelmente levarão ao esfriamento da economia global e à redução da demanda por petróleo e, portanto, de seus preços. E isso já vai atingir a Rússia.
Além do efeito cascata das tarifas globais de Trump, a bolsa de valores russa também foi afetada pelos planos da OPEP de mais que triplicar a produção de petróleo em maio. É assim que a OPEP quer compensar o impacto negativo das tarifas americanas: vender mais petróleo para obter o mesmo dinheiro. E isso levará a uma redução ainda maior em seu preço.
O declínio nas receitas do petróleo representará um grande problema para o Kremlin, que precisa de alguma forma financiar a guerra e pagar as dívidas que o governo já contraiu durante a guerra.
“Uma crise em larga escala está se desenrolando diante de nossos olhos”, disse Evgeny Kogan, da Escola Superior de Economia de Moscou.
Guerra Tarifária de Trump: Últimas Notícias
O presidente dos EUA, Donald Trump, já começou a discutir os termos de redução de impostos de importação com representantes do Vietnã, Índia e Israel. Trump já declarou diretamente que está aberto a negociações tarifárias.
Também informamos que as altas taxas de importação impostas por Trump lembram muito o que a Roma Antiga fez há dois mil anos. E isso levou ao aumento da inflação, ao florescimento dos mercados negros e, como resultado, ao enfraquecimento econômico do império.