Trump não descarta novas sanções contra a Rússia se Putin não concordar

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que não descartaria impor sanções secundárias à Rússia se Putin “falhar” em fazer seu trabalho, mas acrescentou que não tinha dúvidas de que o líder do Kremlin cumpriria sua parte do acordo.

Trump afirmou isso na segunda-feira durante uma reunião com jornalistas na Casa Branca, relata um correspondente do Ukrinform.

“Quero que ele ( Putin – ed .) faça um acordo para que paremos de matar soldados russos, soldados ucranianos e outras pessoas”, observou o presidente dos EUA em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de aumentar a pressão de sanções sobre a Federação Russa.

Ele disse que tinha a sensação de que conseguiria.

“Não quero impor tarifas secundárias sobre seu petróleo, mas acho que é o que eu faria se achasse que ele ( Putin – ed .) não estava fazendo seu trabalho”, acrescentou Trump.

Neste mesmo contexto, ele está convencido de que o líder russo “cumprirá a sua parte do acordo”.

Ao mesmo tempo, Trump observou que o lado ucraniano também deve fazer a sua parte. Neste contexto, ele observou que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky “está tentando revisar o acordo de terras raras”, evitando mencionar que os Estados Unidos propuseram uma versão completamente diferente do acordo no último momento.

Trump repetiu novamente que os EUA supostamente alocaram US$ 350 bilhões para a Ucrânia, enquanto a Europa alocou apenas US$ 100 bilhões, que supostamente está tentando recuperar. Segundo ele, o acordo “mineral” com a Ucrânia permitirá que os Estados Unidos compensem essas despesas.

Trump também falou sobre a impossibilidade da Ucrânia se tornar membro da OTAN, acrescentando que “essa foi obviamente a razão para o início da guerra”.

Conforme relatado pelo Ukrinform, na segunda-feira a Casa Branca declarou que o presidente Trump não está satisfeito com a maneira como os lados russo e ucraniano estão comentando sobre o processo de obtenção da paz na Ucrânia.

Foto: Casa Branca

www.ukrinform.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *