Ucrânia adotará novo Código Aduaneiro em conformidade com os padrões da UE em 2026 - Ministério das Finanças

O rascunho do novo Código Aduaneiro da Ucrânia com base na legislação da UE será concluído até o final de abril de 2025, e sua aprovação final pela Verkhovna Rada está prevista para janeiro de 2026.

O vice-ministro das Finanças, Yuriy Draganchuk, anunciou isso em uma reunião do Comitê Diretor para o desenvolvimento do novo Código Aduaneiro da Ucrânia, relata o Ukrinform com referência ao Ministério das Finanças da Ucrânia.

Todas as conquistas nessa direção que forem feitas antes de 1º de setembro farão parte do relatório de 2025 e influenciarão a avaliação da prontidão da Ucrânia para ingressar na UE.

O vice-presidente do Serviço Aduaneiro do Estado, Vladislav Suvorov, enfatizou que o Código Aduaneiro é a base da União Aduaneira, sem a qual a adesão à UE é impossível. Segundo ele, a elaboração do novo código agora é prioridade da Receita Federal, e a primeira versão do documento deve ficar pronta até o início de maio.

De acordo com o Diretor do Departamento de Política Aduaneira do Ministério das Finanças, Alexander Moskalenko, a previsão é concluir a preparação do texto em abril, iniciar sua tradução em maio e, em junho, o texto será submetido à avaliação dos especialistas da DG TAXUD. O projeto de lei será submetido ao parlamento até 31 de agosto, e está planejado para ser considerado na primeira leitura em outubro, para que, após revisão, possa ser adotado como lei em janeiro de 2026. Após a adoção do código, a Ucrânia aguardará a avaliação da União Europeia, enquanto simultaneamente desenvolve os estatutos necessários.

“Nossa meta é que a legislação alfandegária na Ucrânia esteja totalmente operacional em 2027, em linha com a legislação da UE. Estamos prontos para uma abordagem tão ambiciosa”, ele enfatizou.

Note-se que tal cronograma foi aprovado pela decisão do Comitê Diretor para a preparação do novo Código Aduaneiro da Ucrânia com base no Código Aduaneiro da UE.

Além disso, o representante da DG TAXUD, Tomasz Michalek, confirmou a prontidão para fornecer consultas técnicas ao lado ucraniano e uma análise dos documentos desenvolvidos.

Conforme relatado, o desenvolvimento do Código Aduaneiro começou em março de 2024 e visa cumprir os requisitos da Ucrânia como país candidato à adesão à UE. Para esse propósito, foram formados 15 grupos de trabalho, que incluem representantes do Ministério das Finanças, do Serviço Aduaneiro do Estado, especialistas do Programa da UE de Apoio à Gestão Financeira Pública na Ucrânia (EU4PFM) e do Escritório de Projetos para Reformas do Ministério das Finanças.

www.ukrinform.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *