A Ucrânia enviará uma delegação a Washington esta semana para continuar as negociações sobre um novo acordo de recursos minerais.
A Ministra da Economia, Yulia Sviridenko, contou isso à Associated Press, relata o Ukrinform.
“O novo rascunho de acordo dos EUA mostra que a intenção de criar um fundo ou investir em conjunto permanece”, disse Sviridenko no sábado, durante uma viagem ao norte da Ucrânia.
A delegação de Kiev incluirá representantes dos ministérios da economia, relações exteriores, justiça e finanças.
As negociações prolongadas sobre o acordo mineral já prejudicaram as relações entre Kyiv e Washington. Os dois lados estavam se preparando para assinar um acordo-quadro em fevereiro, mas o plano foi frustrado após uma contenciosa reunião no Salão Oval entre o presidente dos EUA, Donald Trump, o vice-presidente J.D. Vance e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Depois que alguns legisladores ucranianos revelaram o novo projeto, os críticos o descreveram como uma tentativa de tirar Kiev do controle sobre seus próprios recursos naturais e infraestrutura. De acordo com o documento, o novo projeto inclui não apenas minerais de terras raras, mas também gás e petróleo.
A Ucrânia tem depósitos significativos de mais de 20 minerais considerados estrategicamente importantes pelos Estados Unidos, incluindo titânio, usado para fazer asas de avião, lítio, essencial para diversas tecnologias de baterias, e urânio, que é usado em energia nuclear.
Não está claro por que os Estados Unidos decidiram ignorar a assinatura do acordo-quadro e seguir em frente com um projeto de acordo mais abrangente que provavelmente precisará da ratificação do parlamento ucraniano, escreve a Associated Press. No entanto, autoridades ucranianas são cautelosas ao comentar o conteúdo do rascunho, enfatizando que ele reflete a posição de apenas um lado. “O que temos agora é um documento que reflete a posição da equipe jurídica do Departamento do Tesouro dos EUA”, disse Sviridenko.
“Esta não é a versão final e não é uma posição comum”, acrescentou o Ministro da Economia. Segundo ela, a tarefa da Ucrânia agora é montar um grupo técnico para negociações, definir suas linhas vermelhas e princípios básicos e enviar uma delegação a Washington na próxima semana para negociações técnicas.
Conforme relatado pelo Ukrinform, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou que uma delegação ucraniana pode visitar Washington em um futuro próximo para continuar as negociações sobre o acordo de minerais.