Pyshny observou que os próprios bancos devem melhorar seus
O presidente do NBU, Andriy Pyshnyy, lembrou em uma entrevista à Forbes que o regulador havia explicado anteriormente que essas restrições são temporárias e não serão capazes de superar um fenômeno como quedas por conta própria. Isso só pode ser feito por meio de um conjunto de medidas, incluindo uma lei sobre o registro de descartes, que o NBU espera que seja adotada.
Além das medidas do regulador, os próprios bancos devem melhorar seus sistemas de controle interno e aplicar uma abordagem orientada ao risco com base no princípio “conheça seu cliente”, observou o chefe do Banco Nacional.
Vídeo do dia
Pyshny acredita que não haveria quedas se os bancos investigassem adequadamente o perfil do cliente e levassem em consideração seu histórico de transações.
“Vamos observar por um ou dois meses para ver como os processos atualizados funcionam. Se forem eficazes, o NBU, como prometido, suspenderá a restrição.”
Restrições às transferências com cartão na Ucrânia – principais notícias
Desde 1º de fevereiro, os bancos ucranianos introduziram novas restrições às transferências com cartão, incluindo aquelas que usam detalhes de IBAN. O limite mensal será de 150 mil hryvnia. As disposições relevantes estão contidas em um memorando assinado por bancos ucranianos.
Para clientes de alto risco, haverá um limite de 50 mil hryvnias por mês. Clientes com níveis de risco médio e baixo poderão transferir 150 mil hryvnias por mês e, a partir de 1º de junho, o limite será reduzido para 100.000 hryvnias por mês.