Os fundos serão direcionados para despesas prioritárias do orçamento do estado.

Hoje, 9 de abril, a Ucrânia recebeu a terceira parcela da UE no valor de 1 bilhão de euros no âmbito da iniciativa ERA do G7. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Denis Shmyhal.
“A UE transferiu 1 bilhão de euros para a Ucrânia no âmbito da iniciativa ERA. O anúncio foi feito durante nossa reunião com o Comissário Europeu para Economia e Produtividade, Valdis Dombrovskis, em Bruxelas”, escreveu ele no Telegram.
Shmigal enfatizou que esta é a terceira parcela no âmbito da iniciativa do G7, garantida pela renda de ativos russos congelados. Os fundos serão direcionados para despesas prioritárias do orçamento do estado.
Vídeo do dia
No total, os aliados europeus destinaram 5 bilhões de euros à Ucrânia no âmbito do programa ERA.
“Enfatizei na reunião que nossa prioridade é o confisco completo dos ativos soberanos russos congelados, que devem ser usados como recurso para a restauração da Ucrânia. Dedicamos atenção especial a essa questão”, acrescentou o primeiro-ministro.
Ajuda internacional à Ucrânia – últimas notícias
A Ucrânia receberá US$ 432 milhões do Banco Mundial para restaurar a infraestrutura de transporte. Os acordos relevantes no âmbito do projeto DRIVE foram assinados em 2 de abril em Kiev entre o Ministério do Desenvolvimento de Comunidades e Territórios da Ucrânia e o Banco Mundial.
Em 1º de abril, a Comissão Europeia transferiu mais 3,5 bilhões de euros em fundos para a Ucrânia no âmbito do Mecanismo de Apoio à Ucrânia. A assistência financeira total ao nosso país no âmbito do programa Mecanismo de Apoio à Ucrânia chega a 19,6 bilhões de euros, informou o primeiro-ministro Denys Shmyhal.