Em 2024, a exportação de framboesas congeladas do nosso país atingiu 65 mil toneladas.

Pela primeira vez, a Ucrânia se tornou líder mundial em termos de exportações líquidas de framboesas congeladas. Isso foi relatado por analistas do portal especializado EastFruit.
Em 2024, as exportações de framboesas congeladas do nosso país atingiram 65 mil toneladas — um aumento de 34% em relação ao ano anterior.
Assim, nosso país ultrapassou não só a Polônia, mas também a Sérvia, que foi líder neste segmento por muitos anos. Também é importante dizer que quase metade das framboesas congeladas exportadas pelos poloneses são de origem ucraniana.
Vídeo do dia
Especialistas acrescentam que há dez anos nosso país praticamente não exportava framboesas congeladas, então os números publicados podem ser considerados um grande sucesso. No geral, nas últimas temporadas, o volume de exportações da popular fruta da Ucrânia mais que dobrou.
Segundo especialistas, o passo fundamental para consolidar a liderança global do nosso país nas exportações de framboesa congelada é uma maior diversificação dos mercados de vendas.
Certos sucessos já foram alcançados nessa direção. Por exemplo, de 2022 a 2024, a participação da Polônia nas exportações de framboesas ucranianas diminuiu de 63% para 35%. Ao mesmo tempo, a participação da França, Alemanha, Áustria e República Tcheca aumentou. Este último foi facilitado por uma melhoria na qualidade dos produtos e no nível do seu processamento.
Tudo isso nos leva a crer que este ano nosso país quebrará recordes de exportação da popular fruta, fortalecendo sua liderança no mercado mundial.

Exportação ucraniana – outras notícias
No ano passado, a UNIAN escreveu que nosso país estabeleceu um recorde histórico de exportações de mirtilos. Conforme relatado, os produtores ucranianos forneceram mais de quatro mil toneladas de mirtilos frescos de 2023 para mercados estrangeiros.
Especialistas do setor também chamaram a atenção para outra “tendência”: a diminuição do consumo doméstico de frutas vermelhas. A razão para isso é considerada a saída de muitos ucranianos para o exterior.
Também é importante destacar que a Ucrânia está buscando ativamente novos mercados para vender seus produtos. Houve alguns sucessos nessa área também. No verão, soube-se que o Reino do Bahrein decidiu abrir o acesso ao seu mercado para produtores de aves ucranianos.