O presidente Volodymyr Zelensky disse que ordenou ao Ministro da Defesa que preparasse e transmitisse aos Estados Unidos informações sobre os danos a uma instalação de energia em Kherson hoje.
Ele afirmou isso durante uma coletiva de imprensa realizada em Paris após a reunião de líderes sobre apoio à Ucrânia e segurança na Europa, relata um correspondente do Ukrinform.
“Os americanos dizem que acreditam que o silêncio no mar e o silêncio no setor de energia funcionam. Eu penso o seguinte: dois dias atrás houve uma noite em que não houve ataques ao setor de energia. Hoje, o setor de energia em Kherson foi danificado pela artilharia russa. “É assim que funciona”, disse Zelensky.
Ele observou que ordenou que o Secretário de Defesa repassasse aos Estados Unidos informações sobre as violações russas do cessar-fogo em instalações de infraestrutura energética, uma decisão que foi tomada na Arábia Saudita.
“Nós entendemos claramente onde os tiros foram disparados, o que foi destruído, o que foi perdido. Acredite em mim, depois de três anos de guerra, nós vemos claramente o que eles atiram em flagrante, com filmagens, com vídeo, com tudo. Nós temos tudo. Nós prepararemos tudo isso. O Ministro da Defesa recebeu esta ordem minha. Isto será preparado e entregue aos Estados Unidos. E depois disso, nós esperamos uma reação dos Estados Unidos da América, como eles nos disseram que responderiam à violação”, disse o Presidente.
Conforme relatado pelo Ukrinform, Zelensky afirmou anteriormente que o silêncio no mar e um cessar-fogo nas instalações de energia deveriam começar a partir do momento em que os EUA publicassem declarações sobre os resultados das negociações na Arábia Saudita, ou seja, em 25 de março.