Discurso O presidente Volodymyr Zelensky instruiu o ministro da Defesa, Rustem Umerov, a apresentar aos parceiros americanos os fatos dos danos à infraestrutura energética ucraniana como resultado do bombardeio russo.
O chefe de Estado anunciou isso durante um discurso em vídeo, relata o Ukrinform.
“Instruí o Ministro da Defesa da Ucrânia a apresentar aos nossos parceiros americanos todos os fatos de danos à nossa infraestrutura de energia como resultado do bombardeio russo. Somente nas últimas 24 horas, houve um ataque de drone russo direcionado à infraestrutura de gás na região de Poltava. Houve também um ataque de artilharia em Kherson, que danificou a infraestrutura de fornecimento de eletricidade da cidade. Tudo isso sugere que a Rússia interromperá a diplomacia e continuará a fazê-lo, e que a única tática de Moscou é prolongar a guerra”, disse o Presidente.
Vídeo: Canal de telegrama oficial do Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky
Como Zelensky observou, apesar de todas as declarações de Putin, o exército russo continua a aplicar pressão com todos os meios militares, então a pressão sobre a Rússia é necessária para que a diplomacia funcione.
O chefe de Estado lembrou que a Ucrânia aceitou a proposta americana de cessar-fogo incondicional em 11 de março e, desde então, toda a responsabilidade pela desaceleração da diplomacia é da Rússia.
Conforme relatado pelo Ukrinform, durante as negociações entre as delegações americana e ucraniana em Riad (Arábia Saudita), os Estados Unidos e a Ucrânia concordaram em desenvolver medidas para implementar os acordos entre os presidentes Donald Trump e Volodymyr Zelensky sobre a proibição de ataques a instalações de energia na Rússia e na Ucrânia.