A Ucrânia recebeu uma versão do novo Acordo sobre Recursos Minerais dos Estados Unidos. Advogados analisarão o acordo de minerais recebido dos Estados Unidos. O formato da transação foi alterado.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou isso em uma entrevista coletiva em 28 de março, relata um correspondente do Ukrinform.
“Gostaria de observar que o lado oficial ucraniano, ou seja, o Gabinete de Ministros e o Gabinete do Presidente da Ucrânia, recebeu hoje oficialmente uma nota com uma opção ou proposta dos Estados Unidos. Isso é importante. Não em algum momento, mas hoje”, disse Zelensky.
O chefe de Estado também enfatizou que a parte ucraniana deve verificar o documento enviado. Os advogados devem comparar todos os acordos propostos durante as negociações.
“Em segundo lugar, há algum tempo, nossa vice-primeira-ministra Yulia Sviridenko recebeu este acordo em contato bilateral com o Sr. Besent (Secretário do Tesouro dos EUA Scott Besent). Ela recebeu este documento. Ela disse que é difícil comentar, porque é um documento completamente diferente. Há muitas coisas que não foram mencionadas lá. Além disso, algumas coisas apareceram que apareceram.”
“Este Acordo precisa ser comparado, é o mesmo acordo. Quero que tenhamos uma revisão específica de advogados do mais alto nível. Deixe os advogados verificarem todos esses acordos. Aceitarei o acordo que nosso lado recebeu oficialmente. O formato foi alterado. Vamos estudar esse formato e conversar. “Temos uma Constituição.
O Presidente da Ucrânia confirmou que o acordo sobre a criação de um fundo de investimento conjunto para o desenvolvimento e restauração da Ucrânia, ou o chamado “acordo do subsolo” com os Estados Unidos da América, não conterá nenhuma dívida da Ucrânia com os Estados Unidos, e também prometeu ser aberto nas comunicações com o público sobre novas negociações sobre um novo formato do acordo do subsolo.
“As principais coisas básicas, compromissos, foram delineados no acordo-quadro, o que estávamos prontos para fazer. Nós nos basearemos em coisas compreensíveis, onde vemos a oportunidade de construir as relações de parceria certas. Se houver problemas de dívidas, não perceberemos dívidas, como eu disse”, disse Zelensky.
Como o Presidente observou, se surgirem “coisas arriscadas” na conclusão de um acordo, a sociedade saberá disso.
Conforme relatado pelo Ukrinform, a Primeira Vice-Primeira-Ministra – Ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, declarou em 28 de março que a Ucrânia havia recebido uma versão funcional do texto do acordo com os Estados Unidos da América sobre recursos minerais e estava atualmente trabalhando no documento. O debate público sobre o texto deste acordo nesta fase pode prejudicar as negociações.