Os treinos de sexta-feira para o Grande Prêmio do Japão foram agitados para a Alpine. Na primeira sessão, o piloto local Ryo Hirakawa assumiu o volante do carro de Jack Doohan e, na segunda, o próprio piloto australiano se envolveu em um grave acidente.
O carro de Duane rodou na primeira curva e foi arremessado contra a barreira de proteção em alta velocidade. O piloto foi levado ao centro médico do circuito, onde exames mostraram que ele estava bem. Imediatamente após o acidente, parecia que o incidente foi resultado de um problema técnico com o carro, mas em um comunicado à imprensa após as sessões de treinos de sexta-feira, o diretor da equipe Alpine, Oliver Oakes, disse que o acidente foi causado por um erro do piloto.
Oliver Oakes , diretor da equipe: “Ficamos satisfeitos quando Jack saiu do carro sozinho após o incidente no TL2 e estamos satisfeitos que os exames médicos mostraram que ele estava bem.
Foi um erro não fechar o DRS na primeira curva. Há uma lição a ser aprendida com o que aconteceu, e sei que Jack e a equipe estarão prontos amanhã. Seus mecânicos terão muito trabalho a fazer para restaurar o carro depois de tantos danos.
Se falamos da velocidade atual, há áreas nas quais precisamos trabalhar. Pierre teve um segundo treino produtivo, o que é importante para amanhã, assim como Rio, que trabalhou bem seu programa esta manhã.
Testamos diferentes opções de configuração e agora temos uma boa ideia para trabalhar antes da classificação.”
Pierre Gasly (9º): “É bom que Jack esteja bem depois do incidente no segundo treino. O golpe foi forte e estou feliz que ele não se machucou depois daquele incidente.
Meu dia foi agitado. Apesar das inúmeras pausas, conseguimos fazer muita coisa. Tentamos diferentes configurações e o carro se comportou bem, mas ainda há trabalho a fazer antes do resto do fim de semana.
Claro que seria melhor viajar uma distância maior, mas estamos todos em igualdade de condições. Precisamos nos concentrar em fazer o melhor que podemos amanhã. A luta no grupo do meio é muito acirrada – alguns décimos separam muitos carros. Isso só torna tudo mais interessante e faremos o nosso melhor na qualificação.”
Jack Doohan (20º): “Primeiramente, estou bem depois do incidente. O golpe foi forte, o que aconteceu me pegou de surpresa, mas vou aprender com isso. Sei que a equipe tem muito trabalho a fazer para colocar o carro de volta na pista para amanhã, então agradeço a todos antecipadamente pelos esforços.
Agora estou completamente focado no amanhã. Precisamos fazer o terceiro treino e nos preparar para a classificação.”
Ryo Hirakawa (12º na primeira sessão): “Foi uma ótima experiência participar da primeira sessão de treinos na minha pista em casa, em Suzuka. Conheço a pista muito bem, então me senti confiante e quase imediatamente comecei a atacar no limite para ter a sessão mais produtiva e cumprir o plano da equipe. Fizemos tudo o que planejamos e aprendemos algumas coisas que ajudarão a equipe no futuro.
O carro parece rápido, foi uma ótima experiência em uma pista fantástica e sou muito grato à equipe por esta oportunidade. Por fim, estou feliz que Jack esteja bem depois do acidente.”
Fonte