Em Xangai, Oscar Piastri largou da pole position em um Grande Prêmio pela primeira vez na carreira e conquistou a vitória com bastante conforto, o que contrasta claramente com seus resultados nesta pista há um ano. O piloto australiano da McLaren então marcou o 5º tempo mais rápido na qualificação e terminou em 8º no domingo. Pode-se acrescentar que ele ficou em sétimo no sprint.
Andrea Stella elogiou o progresso que Piastri fez em 12 meses. E se Oscar continuar a se apresentar em tão alto nível, ele poderá se tornar um dos principais candidatos ao título do campeonato.
“Suas habilidades de corrida melhoraram e sua velocidade geral aumentou”, disse o diretor da equipe McLaren, citado pelo RacingNews365. – Em algumas etapas da corrida na China, ele foi muito preciso nas perguntas que nos fez. Eles foram colocados corretamente e soaram nos momentos certos. Em geral, também considero isso uma manifestação de suas habilidades de corrida.
Durante o inverno, nossos dois pilotos melhoraram e, juntos, trabalhamos muito. Tivemos que analisar uma longa lista de corridas anteriores para entender como deveríamos ter agido e o que deveríamos ter mudado em nossas abordagens.
Do meu ponto de vista, o progresso de Oscar é visto mais claramente quando você compara seus resultados com os de 12 meses atrás aqui na China. Ainda me lembro que depois daquela corrida tive uma conversa cara a cara com ele, e então tivemos que, como dizem, quebrar a cabeça em busca de respostas para algumas perguntas.
Dissemos que havia muitas lições a serem aprendidas depois daquela corrida. E agora, olhando para o sucesso do Oscar, acho que tiramos as conclusões certas e aproveitamos ao máximo essa experiência.”
Fonte