Campeonato absoluto Recordes de Usika, Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Lembramos as conquistas de maior destaque dos atletas ucranianos com base nos resultados de 2024.

O ano de 2024 está chegando ao fim. Foi muito difícil para o povo ucraniano, que continua a defender a sua pátria dos ocupantes russos. Apesar das circunstâncias, os atletas ucranianos conquistaram novamente muitas vitórias de destaque no cenário internacional este ano. O hino nacional foi tocado em sua homenagem e uma bandeira azul e amarela foi hasteada.

Os representantes do desporto ucraniano não se esqueceram de agradecer e apoiar as Forças Armadas da Ucrânia de todas as formas possíveis, e alguns deles próprios tomaram pegaram em armas e foram defender sua terra natal do inimigo. Muitos deles deram a própria vida na luta contra os invasores.

TSN Prosport convida os leitores a relembrar as vitórias de maior destaque dos atletas ucranianos em 2024.

Usik derrotou Fury duas vezes, ganhando o título de “absoluto”

Em 2024,Alexander Usikcontinuou a dominar o boxe mundial. Finalmente, sua tão esperada luta com Tyson Fury aconteceu. E não apenas um, mas dois. O boxeador ucraniano venceu em cada uma delas. Além disso, a primeira luta se tornou histórica, pois estava em jogo o título de campeão mundial absoluto dos pesos pesados.

Na noite de 19 de maio de 2024, Usik venceu por decisão dividida.Fúria em uma luta de unificação, que aconteceu em Riad, na Arábia Saudita. Ao final do nono round, Alexandre derrubou o adversário.

Campeonato absoluto de Usik, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Assim, Alexander defendeu os cinturões WBO, WBA, IBO e IBF, e também tirou o título WBC do “Rei Cigano”. Usik se tornou o primeiro campeão mundial absoluto na categoria peso pesado no século 21.

Campeonato absoluto de Usyk, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Antes disso, o último “absoluto” do peso pesado foi Lennox Lewis, que alcançou esse status em 1999, ao derrotar Evander Holyfield. Naquela época, os títulos WBA, WBC e IBF estavam em jogo. O cinturão WBO foi reconhecido como igual em 2007, então Usik se tornou o primeiro campeão “absoluto” dos pesos pesados ​​da história com quatro títulos importantes.

Após a primeira luta, Fury ativou a opção de revanche e os boxeadores se encontraram novamente em o anel na noite de 22 de dezembro em Riade. Desta vez o ucranianovenceupor decisão unânime dos juízes e defendeu os títulos mundiais de peso pesado WBA, WBO, WBC e IBO.

Campeonato absoluto de Usyk, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Diferentemente da primeira luta, na revanche entre Usik e Fury o título de campeão mundial absoluto não estava em jogo, já que Alexander já havia renunciado ao título da IBF. Agora é propriedade do britânico Daniel Dubois, que já conseguiu defendê-lo ao nocautear seu compatriota Anthony Joshua.

Após a vitória de Usik sobre Fury na revanche, Dubois subiu entrou no ringue e desafiou o ucraniano para um duelo. Alexander concordou e pediu para organizar uma luta com Daniel, que ele já havia nocauteado em agosto de 2023.

Então, provavelmente em 2025, Usik fará uma segunda luta com Dubois e tentará reconquistar o título de “absoluto” no peso pesado. Para Alexander, esta é uma oportunidade de se tornar tricampeão mundial absoluto, pois antes ele também era dono de todos os cinturões dos cruiserweight.

Observe que após a segunda vitória sobre o Fury, o campeão ucraniano aumentou o sabre original do Hetman Ivan Mazepa no ringue

Observe que após a segunda vitória sobre o Fury, o campeão ucraniano levantou o sabre original do Hetman Ivan Mazepa no ringue>, lembrando ao mundo. da luta secular do povo ucraniano pela sua liberdade.

Campeonato absoluto de Usik, recordes Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Maguchikh quebrou o recorde mundial

O saltador em altura ucraniano teve um fantástico 2024< forte> Yaroslav Maguchikh. Elaconquistou“ouro” nas Olimpíadas de 2024 em Paris, conquistou “ouro” no Europeu e “prata” no Mundial Indoor, e também sagrou-se campeã da Liga Diamante, vencendo todas as etapas em que participou.

No início de julho Maguchikhquebrou o recorde mundialno salto em altura feminino. Na etapa da Liga Diamante, em Paris, o ucraniano foi o primeiro da história a atingir 2,10 metros de altura. Yaroslava superou a conquista da búlgara Stefka Kostadinova, que saltou 2,09 metros no Campeonato Mundial de Roma em 1987.

Campeonato absoluto de Usik, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Sucessos dos atletas olímpicos ucranianos: Kharlan, Maguchikh, Khizhnyak e outros

No verão, as principais competições multiesportivas do planeta – os Jogos Olímpicos – aconteciam em Paris. Os ucranianos nos Jogos da capital francesa também encantaram os torcedores com vitórias e medalhas. No total, eles conquistaram12 medalhas: três de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.

Após os resultados dos Jogos de 2024, a Ucrânia ficou em 22º lugar na classificação geral. classificação de medalhasstrong> e ficou em 17º lugar em número de prêmios ganhosentre todos os países participantes.

A primeira medalha As Olimpíadas de 2024 foram trazidas ao nosso país por Olga Kharlan– “bronze” na competição de sabre individual. Este prêmio não foi o único para ela em Paris. Mais tarde, ela, junto com Elena Kravatskaya, Alina Komashchuk e Yulia Bakastova venceram o torneio por equipes, conquistando o primeiro “ouro” nos Jogos Olímpicos 2024.

Campeonato absoluto de Usyk, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Assim, Kharlan se tornou bicampeão olímpico. Olga também ganhou seu primeiro ouro como parte de uma equipe em sua estreia nas Olimpíadas, em Pequim, em 2008. Depois, ela triunfou junto com Olga Zhovnir, Galina Pundik e Elena Khomrova.

O “ouro” da competição por equipes em Paris-2024 se tornou o sexto prêmio olímpico na carreira de Kharlan, que se tornou a recordista absoluto da Ucrâniapor medalhas conquistadas nas Olimpíadas. A esgrimista de sabre superou a conquista da nadadora Yana Klochkova, que conquistou cinco medalhas nos Jogos Olímpicos.

 Campeonato absoluto de Usyk, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Maguchikh e o boxeador Alexander Khizhnyak conquistaram mais duas medalhas de ouro para a Ucrânia nas Olimpíadas de 2024.

Para Yaroslava, esta é a primeira medalha de ouro olímpica em sua carreira e sua segunda medalha, em Tóquio 2020 ganhou a medalha de bronze.

Campeonato absoluto de Usik, recordes Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Khizhnyak também subiu ao pódio olímpico pela segunda vez, mas pela primeira vez ao degrau mais alto. Nos Jogos de Tóquio, ele perdeu dramaticamente na final – foi nocauteado na última rodada e ficou com a prata.

Campeonato Absoluto Os recordes de Usika, Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Deve-se destacar também que as Olimpíadas de 2024 foram as últimas para o lutador de estilo greco-romano Zhan Belenyuk< /strong>, que chegou a Paris como atual campeão olímpico. Ele foi o único atleta ucraniano que conseguiu ganhar o ouro nos Jogos de Tóquio.

O atual membro do parlamento ucraniano conseguiu dizer adeus ao esporte com elegância. Nos Jogos Olímpicos de 2024 eleconquistou “bronze”, após o qual dançou o hopak vitorioso. Assim como fez nos Jogos de Tóquio, quando comemorou o ouro olímpico.

Campeonato absoluto de Usyk, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Jean encerrou sua carreira como três vezes medalhista olímpico. Além do “bronze” de Paris 2024 e do “ouro” de Tóquio 2020, seu histórico inclui a “prata” do Rio 2016.

Todas as medalhas da Ucrânia nas Olimpíadas de 2024

“Ouro”:

  • Olga Kharlan, Elena Kravatskaya, Alina Komashchuke Yulia Bakastova (esgrima de sabre, campeonato por equipes)
  • Yaroslav Maguchikh (atletismo, salto em altura)
  • Alexander Khizhnyak (boxe, categoria de peso até 80 kg)

“Prata”:

  • Sergey Kulish (tiro de bala, tiro de rifle de três posições a uma distância de 50 metros)
  • Ilya Kovtun (ginástica artística. barras paralelas)
  • Parviz Nasibov (luta greco-romana, categoria de peso até 67 kg)
  • Lyudmila Luzan e Anastasia Rybachok (remo, canoa dupla 500 metros)
  • Irina Kolyadenko (luta livre, categoria de peso até 62 kg)

Bronze:

  • Olga Kharlan ( esgrima de sabre, campeonato individual)
  • Irina Gerashchenko (atletismo, salto em altura)
  • Mikhail Kohan (atletismo, lançamento de martelo)
  • Zhan Belenyuk (luta greco-romana, categoria de peso até 87 kg)

Desempenho fantástico dos atletas paraolímpicos ucranianos

Nossos atletas paraolímpicos vieram apoiar as conquistas da equipe olímpica. A Ucrânia nas Paraolimpíadas de 2024 foi representada por 140 atletas que competiram em 17 modalidades. Este é um número recorde de esportes na história paraolímpica da Ucrânia.

Nos Jogos da capital francesa, os atletas paraolímpicos ucranianos conquistaram 82 medalhas: 22 ouro, 28 prata e 32 bronze.

Campeonato absoluto de Usyk, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

Nossa equipe conquistou o sétimo lugar na classificação de medalhas e ficou em quinto lugar no número de prêmios.

Todas as medalhas da Ucrânia nas Paraolimpíadas de 2024

“Ouro”:

  • Alexander Komarov (natação, 100 m, estilo livre, classe S5)
  • Oksana Zubkovskaya (atletismo, salto em distância, classe T12)
  • Mikhail Serbin (natação, 100 m, costas, classe S11)
  • Denis Ostapchenko(natação, 50 m, costas, classe S3)
  • Igor Tsvetov(atletismo, 100 m, classe T35)
  • Yuri Shengur ( natação , 100 m, costas, classe S7)
  • Yulia Shulyar (atletismo, corrida de 400 m, classe T20)
  • Alexander Yarovoy (atletismo, arremesso de peso, classe F20)
  • Natalia Kobzar (atletismo, corrida de 400m, classe T37)
  • Yaroslav Denisenko (natação, 100 m, estilo livre, classe S12)
  • Andrey Trusov (natação, 50 m, estilo livre, classe S7)
  • Marina Poddubnaya, Alexey Virchenko, Anna Stetsenko forte>,Yaroslav Denisenko (natação, duplas mistas, revezamento 4×100 m, estilo livre, 49 pontos)
  • Anastasia Moskalenko (atletismo, arremesso de peso, classe F32)
  • Maria Pomazan (atletismo, arremesso de peso, classe F35)
  • Natalia Nikolaychik (judô, até 48 kg, classe J1)
  • Egor Dementyev (ciclismo, corrida de grupo de estrada, classe C4-5)
  • Victor Didukh (tênis de mesa, simples, classe MS8)
  • Anastasia Garnik (judô, acima de 70 kg, classe J1)
  • Igor Tsvetov (atletismo, corrida de 200 m, classe T35)
  • < strong>Alexander Nazarenko (judô, até 90 kg, classe J2)
  • Andrey Trusov (natação, 50 m, borboleta, classe S7)
  • Vladislav Epifanov (caiaque e canoagem, single scull, 200 m, classe VL3)

“Prata “:

  • Anton Kol (natação, 100 m, volta, turma S1)
  • Irina Poyda (natação, 200 m, estilo livre, classe S5)
  • Vladislav Bely (atletismo, dardo, classe F38)
  • Irina Poida (natação, 100 m, estilo livre, classe S5)
  • Natalia Kobzar (atletismo, corrida de 200 m, classe T37)
  • Vladimir Ponomarenko (atletismo, arremesso de peso, classe F12)
  • Egor Dementiev(ciclismo de pista, perseguição individual, 4000 m, classe C5)
  • Anna Stetsenko(natação, 100 m, costas, classe S12)
  • Andrey Trusov (natação, 200 m, medley individual, classe SM7)
  • Roman Polyansky (acadêmico remo, single scull, classe PR1)
  • Andrey Trusov(natação, 400 m, estilo livre, classe S7)
  • Ilya Yaremenko forte> (natação, 50 m, estilo livre, classe S13)
  • Andrey Trusov(natação, 100 m, costas, classe S7)
  • Daniil Chufarov (natação, 200 m, medley individual, classe S11)
  • Igor Nimchenko (natação, 100 m borboleta, classe S10)
  • Maria Shpatkovskaya (atletismo, arremesso de peso, classe F46)
  • Maxim Veraksa (natação, 100 m, estilo livre, classe S12)
  • Anna Stetsenko (natação, 100 m, estilo livre, classe S12)
  • < li> Oksana Boturchuk (atletismo, corrida de 100 m, classe T12)

  • Rodion Zhigalin, Vasily Oleynik, Fedor Sidorenko, Anton Strelchik,Alexander ToporkoveEvgeniy Tsyganenko(goalball)
  • Lyudmila Danilina (atletismo, 1500 m, classe T20)
  • Denis Ostapchenko forte > (natação, 50 m, estilo livre, classe S3)
  • Daniil Chufarov (natação, 100 m, borboleta, classe S11)
  • Marina Litovchenko (tênis de mesa, torneio de simples, classe WS6)
  • Evgeniya Breus, Nadezhda Dyolog, Natalia Morkvich, Elena Fedota-Isaeva (esgrima, torneio por equipes, espada)
  • Denis Ostapchenko (natação, 200 m, estilo livre, classe S3)
  • Marina Mazhula (caiaque e canoagem, caiaque simples, 200 m, classe KL1)
  • Anton Kryukov(levantamento de peso, acima de 107 kg)

Bronze:

  • Anna Gontar (natação, 50 metros, estilo livre, classe S6)
  • Alexander Komarov (natação, 200 m, estilo livre, classe S5)
  • Victor Didukh, Irina Shinkareva (tênis de mesa, duplas mistas, torneio de duplas, classe XD17)
  • Roman Danilyuk (atletismo, arremesso de peso, classe F12)
  • Yaroslav Denisenko(natação, 100m, nado costas, classe S12)
  • Anna Stetsenko (natação, 400m, nado livre, classe S12)
  • Anton Kol  (natação, 50 m, costas, classe S1)
  • Evgeniy Bogodayko (natação, 200 m, medley, classe SM7)
  • Marina Poddubnaya (natação, 50 m, estilo livre, classe S11)
  • Evgeniy Bogodayko (natação, 100 m, nado peito, classe SB6)
  • Artem Kolinko (bocha, classe BC4)
  • Daniil Chufarov (natação, 100 m, costas, classe S11)
  • Daniil Semenikhin ( natação, 100 m, nado peito, classe SB5)
  • Anna Gontar (natação, 100 m, nado peito, classe SB5)
  • Sergey Palamarchuk (natação, 50 m, costas, classe S3)
  • Alexey Virchenko (natação, 50 m , estilo livre, classe S13)
  • Alexander Litvinenko (atletismo, salto em distância, classe T36)
  • Zoya Ovsiy(atletismo, lançamento de disco, classe F51)
  • Oksana Boturchuk(atletismo, corrida de 400 m, classe T12)
  • Maxim Koval (atletismo, arremesso de peso, classe F20)
  • Elena Fedota-Isaeva (esgrima em cadeira de rodas, sabre, torneio individual, categoria B)
  • Pavel Bal (ciclismo, corrida em grupo, classe H5)
  • Angela Gavrisyuk (judô, até 57 kg, classe J1)
  • Daniil Chufarov (natação, 100 m, nado peito, classe SB11)
  • David Khorava  (judô, até 60 kg, classe J2)
  • Yaroslav Semenenko,Anna Gontar, Alexander Komarov, Irina Poyda, Denis Ostapchenko, Veronica Korzhova (natação, revezamento 4×50 m, estilo complexo, 20 pontos)
  • Maxim Nikolenko(tênis de mesa, torneio de simples, classe MS8)
  • Elena Fedota-Isaeva (esgrima, torneio de simples, espada, categoria B)
  • Sergey Palamarchuk (natação, 200 m, estilo livre, classe S3)
  • Nikolay Sinyuk (caiaque e canoagem, caiaque simples, 200 m, classe KL2)
  • < strong>Yuri Babinets (levantamento de peso, até 88 kg)
  • Igor Nimchenko (natação, 200m, medley, classe SM10)

A seleção ucraniana de futsal conquistou a histórica medalha de bronze no Mundial

Nossos jogadores de futsal agradaram muito a torcida. A seleção ucraniana masculina de futsal conquistou o “bronze” no Campeonato Mundial de 2024.

Na fase de grupos, a equipe de Alexander Kosenko perdeu de forma devastadora< /strong> Argentina (1:7), mas depois destruiu Angola (7:2) evenceuo Afeganistão (4:1).

Nas oitavas de final, os “azuis-amarelos”derrotaram A Holanda (3:1), nas quartas de final destruiu a Venezuela (9:4), nas semifinais perdeu para o Brasil (2:3), e na disputa pela medalha de bronze >derrotoua França (7:1). ).

 Campeonato absoluto de Usik, recordes de Maguchikh e Kharlan: as principais vitórias do esporte ucraniano em 2024

A seleção ucraniana sagrou-se vencedora do Campeonato Mundial de Futsal pela primeira vez na história. Antes disso, o melhor resultado dos “azul-amarelos” foi o quarto lugar no torneio de estreia da nossa equipa em 1996.

Assim, 2024 acabou por ser rico em triunfos, medalhas e recordes para o desporto ucraniano. Esperamos que 2025 seja ainda mais bem-sucedido. Continuamos a ajudar os nossos militares tanto quanto possível para juntos conquistarmos a vitória mais importante – acabar com a guerra libertando todos os territórios da nossa pátria dos ocupantes.

tsn.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *