A número 12 do mundo, Daria Kasatkina, anunciou que competirá sob a bandeira australiana
“Tenho o prazer de informar a todos que meu pedido de residência permanente foi aprovado pelo Governo Australiano. A Austrália é um lugar que eu amo, é incrivelmente acolhedor e me sinto em casa aqui. Adoro estar em Melbourne e estou ansioso para me estabelecer lá. Portanto, anuncio que de agora em diante representarei a Austrália em minha carreira profissional de tênis.
É claro que alguns aspectos dessa decisão não foram fáceis. Gostaria de expressar minha gratidão e reconhecimento à minha família, aos treinadores e a todos que me apoiaram durante minha jornada no tênis. Sempre terei respeito e afeição pelas minhas raízes, mas estou animado para começar este novo capítulo na minha carreira e vida sob a bandeira australiana.
Obrigado a todos pela compreensão e apoio contínuo! ”, escreveu Kasatkina em suas redes sociais.
Daria Kasatkina, 27, ganhou oito títulos de simples em sua carreira e chegou à final mais 11 vezes. Sua posição mais alta no ranking é a de número 8 (elevada pela primeira vez em outubro de 2022). Ganhou US$ 13,2 milhões na quadra de tênis.
Vale destacar que rumores sobre uma possível mudança de cidadania de Kasatkina vêm circulando nos últimos anos e se intensificaram principalmente após sua entrevista durante Wimbledon 2023, na qual ela afirmou que é perigoso para ela “como homossexual que condena a guerra, retornar para casa, dado o regime atual”.
btu.org.ua