O ex-presidente da Ferrari Luca di Montezemolo ficou chocado com a dupla desclassificação que encerrou o Grande Prêmio da China da equipe italiana, de acordo com Bernie Ecclestone.
Dois veteranos da Fórmula 1 se encontraram em Londres no último sábado nas comemorações dedicadas ao 80º aniversário de Eric Clapton, o lendário guitarrista britânico.
“Conheci Luca lá, e ele ficou terrivelmente chateado com a dupla desqualificação na China”, disse o ex-chefe de gestão da Fórmula 1, citado pelo jornal suíço Blick. – Em toda a história da Copa do Mundo, a Itália nunca conheceu tamanha vergonha. Claramente, a equipe não verificou os carros com cuidado suficiente após a classificação. Afinal, a regra de que veículos abaixo do peso devem ser severamente punidos é tão antiga quanto o mundo.
Além disso, depois de cruzar a linha de chegada, basta que o carro circule por um acostamento sujo ou por uma caixa de brita para que o máximo de pedras possível fique preso nos pneus.”
No entanto, durante a transmissão da corrida ficou claro que os pilotos, incluindo Charles Leclerc, tentaram encostar na lateral da pista na volta de volta, mas isso provavelmente não ajudou a Ferrari.
Frederic Vasseur, chefe da Scuderia, comentando os resultados desanimadores da etapa chinesa, explicou a desclassificação de Leclerc por uma série de razões e circunstâncias: desgaste excessivo dos pneus devido à tática de pit stop único, uma placa final quebrada da asa dianteira, bem como a perda de um litro inteiro de líquido do sistema de abastecimento de água potável.
Já no domingo, Bernie Ecclestone e sua família voaram para o Brasil, para uma fazenda de café de propriedade de sua esposa.
Fonte