No mapa demonstrado, a península ocupada não foi designada como parte da Ucrânia.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA)ficou constrangida durante o sorteio da fase de grupos da qualificação europeiaCopa do Mundo de 2026, mostrando um mapa da Ucrânia sem a Crimeia na transmissão.
Antes do início do procedimento de sorteio, a FIFA decidiu relembrar o regulamento do torneio de qualificação e mostrou um mapa da Europa durante a explicação de que várias equipes seriam separadas por grupos diferentes.
No mapa mostrado, a península da Crimeia ocupada pela Rússia não foi marcada como parte da Ucrânia.
Durante o sorteio, a seleção ucraniana foi dividida em grupos diferentes com a seleção da Bielorrússia. A seleção russa não foi autorizada a se classificar para a Copa do Mundo de 2026. A seleção do país agressor continua suspensa das competições internacionais devido à invasão militar em grande escala da Federação Russa na Ucrânia.
Ressaltamos que a seleção ucraniana está no grupo D, onde jogará com o vencedor das quartas de final da Liga das Nações Croácia – França, Islândia< /strong> e Azerbaijão strong>.
16 seleções europeias competirão na Copa do Mundo de 2026. Os 12 vencedores dos grupos avançarão diretamente para a fase final da Copa do Mundo. Mais quatro ingressos para o campeonato planetário serão disputados nos playoffs, onde serão disputados os 12 segundos colocados dos grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo e os 4 primeiros colocados dos grupos da Liga das Nações 2024/25, que terminarem abaixo do segundo colocado nas eliminatórias. fase de grupos, competirão.
A fase de grupos da qualificação europeia para a Copa do Mundo de 2026 durará de março a novembro de 2025. As partidas do play-off acontecerão em março de 2026 e consistirão em semifinais e finais unilaterais.
A Copa do Mundo de 2026 acontecerá em três países ao mesmo tempo – EUA, Canadá e México. Esta Copa do Mundo será a primeira em que participarão 48 seleções. De 1998 a 2022, o Campeonato Mundial utilizou um formato de 32 equipes.