Zhan Belenyuk falou sobre a situação com o medalhista olímpico ucraniano de ginástica artística de 2024, Ilya Kovtun .
Três vezes medalhista olímpico na luta greco-romana e O Deputado Popular da Ucrânia Zhan Belenyuk comentou a informação sobre a possível mudança de cidadania desportiva do medalhista de prata dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris na ginástica artística Ilya Kovtun.
“Li esta notícia e fiquei chocado com ela, sinceramente, não sei os motivos pelos quais decidiram fazer isso, o que os levou a fazê-lo. Parece-me que Kovtun tinha todas as condições, estava noivo, recebeu. um salário da Ucrânia.
Não sei a que custo ele se preparou – talvez os croatas o tenham aceitado – mas sei que a selecção nacional se preparou, houve financiamento, e sei que ele treinou no estrangeiro. O que há para comentar? Esta é a solução. Cada um toma para si individualmente. Precisamos entender a motivação”, disse Belenyuk em comentário ao Tribuna.com.
Foi relatado anteriormente que Kovtun, de 21 anos, estava considerando a possibilidade de mudar sua cidadania esportiva e começar a representar a Croácia. da Ucrânia.
Segundo o personal trainer da atleta Irina Gorbacheva, a decisão final será tomada antes do final deste ano.
Acrescentamos que Kovtun e Gorbacheva são todos Em 2024, eles se preparavam para competições na Croácia. O atleta não voltou à Ucrânia após as Olimpíadas de Paris.
Lembre-se que nas Olimpíadas de 2024 Kovtun conquistou a “prata” nos exercícios de barras paralelas. Medalha olímpica em sua carreira.
Ele também ficou em quarto lugar duas vezes nos Jogos de Paris – em exercícios de solo e individual geral. Além disso, Ilya ficou em quinto lugar na seleção ucraniana no geral individual.
Os Jogos de Paris foram a segunda Olimpíada da carreira de Kovtun. estreia nos Jogos de Tóquio em 2021. ficou em 11º lugar no individual geral e ficou em sétimo no por equipes.