O escandaloso incidente ocorreu durante o sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Ucraniano A Federação de Futebol (UAF) enviou uma carta ao Secretário-Geral da FIFA, Matthias Grafström, e ao Secretário-Geral da UEFA, Theodor Theodoridis, sobreo inaceitável erros– uma imagem de um mapa da Ucrânia sem a Crimeia anexada durante a transmissão da Cerimônia do Sorteio da Qualificação Europeia para a Copa do Mundo de 2026.
“Escrevemos para você para expressar nossa profunda preocupação com o que foi demonstrado em 13 de dezembro , 2024, durante a transmissão televisiva da Cerimônia do Sorteio da Qualificação Europeia para o mapa infográfico da Europa da Copa do Mundo FIFA de 2026. No mapa indicando os países, que não pode se cruzar, o território da Ucrânia sem a República Autônoma da Crimeia foi alocado.
Tendo em conta uma série de decisões e resoluções oficiais adoptadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA desde 2014 relativamente à integridade territorial da Ucrânia e à protecção dos intervenientes no futebol do nosso país contra as políticas agressivas do Estado terrorista russo, incluindo no que diz respeito ao Estado Autónomo República da Crimeia, enfatizamos que a versão atual da imagem cartográfica da Ucrânia, apresentada oficialmente pela FIFA durante uma transmissão mundial para uma audiência de milhões de pessoas em todo o mundo, absolutamente “É inaceitável e parece uma posição inconsistente da FIFA e da UEFA sobre a importante questão descrita acima, dada a guerra destrutiva de conquista em curso lançada pela Rússia contra a Ucrânia no século 21, no centro da Europa”, diz a carta, o texto dos quais são fornecidos pelo site oficial da UAF.
Pela vontade do destino, a seleção ucraniana acabou no grupo D.Os adversários dos Azuis-Amarelos nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 serão os vencedores das quartas de final da Liga das Nações 2024/25, Croácia x França, assim como as seleções da Islândia e do Azerbaijão.
16 seleções europeias irão se classificar para a Copa do Mundo de 2026. Os 12 vencedores dos grupos avançarão diretamente para a fase final da Copa do Mundo. Mais quatro ingressos para o campeonato planetário serão disputados nos playoffs, onde serão disputados os 12 segundos colocados dos grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo e os 4 primeiros colocados dos grupos da Liga das Nações 2024/25, que terminarem abaixo do segundo colocado nas eliminatórias. fase de grupos, competirão.
A fase de grupos da qualificação europeia para a Copa do Mundo de 2026 durará de março a novembro de 2025. As partidas do play-off acontecerão em março de 2026 e consistirão em semifinais e finais unilaterais.
A Copa do Mundo de 2026 acontecerá em três países ao mesmo tempo – EUA, Canadá e México. Esta Copa do Mundo será a primeira em que 48 seleções disputarão uma fase final. De 1998 a 2022, a Copa do Mundo teve um formato de 32 seleções.
A 23ª Copa do Mundo será disputada em 16 cidades. A partida de abertura do torneio está marcada para 11 de junho de 2026 na Cidade do México, e a partida final acontecerá em Nova York, em 19 de julho.