Medalhista olímpico ucraniano de 2024 está considerando a opção de mudar de esporte cidadania: o que se sabe

A ginasta Ilya Kovtun pode começar a representar a Croácia em vez da Ucrânia.

Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris na ginástica artística Ilya Kovtun está considerando a possibilidade de mudar sua cidadania esportiva.

De acordo com o Tribuna.com, a ginasta ucraniana de 21 anos e sua treinadora pessoal Irina Gorbacheva receberam uma oferta da Croácia. A decisão final será tomada antes do final deste ano.

Ressalta-se que Kovtun e Gorbachev passaram todo o ano de 2024 se preparando para as competições na Croácia. O atleta não voltou à Ucrânia após as Olimpíadas de Paris.

Após a publicação desta informação, Gorbacheva comentou a situação com a possível mudança de cidadania esportiva de Kovtun em uma postagem no canal Shcherbakov Telegram.

“1. A informação é verdadeira, mas não confiável…

2. Se a ginástica é “doente”, então deve ser tratada ou isolada…

3. Traição é tudo os círculos do inferno que passamos e estamos passando…

Obrigado por prestar atenção em nós quando há prata nos Jogos Olímpicos de 2024, e antes disso, por algum motivo, não todos estavam muito interessados ​​em quem e o quê quem perdoará… Como aguentamos, com que recursos psicológicos, morais, físicos, financeiros, etc., nos agarramos.

P.s. as informações oficiais e finais estarão no final de 2024 com todas as explicações claras e específicas”, escreveu Gorbacheva.

Gorbacheva também confirmou que Ilya está considerando a opção de mudar sua cidadania esportiva em um comentário para a Suspilne Sport.< /p>

“Temos ideias, conversamos sobre isso com o presidente da federação, o técnico principal. Temos algumas reflexões, temos caminhado até este ponto não apenas por um dia, mas pelos últimos anos. Há reflexões sobre isso, mas tudo será decidido e finalmente dito mais tarde. Tudo precisa ser pesado e acordado.

A federação ucraniana tem chance de manter Kovtun? Para ser sincero, é muito difícil por causa do que está acontecendo na nossa federação. Eu sou uma pessoa assim – se eu disser, eu faço. E em nossa federação há algo novo a cada segundo, e não quero saber quem é amigo ou brigar com quem”, disse Gorbacheva.

O presidente do Comitê Olímpico Nacional já comentou sobre a possível mudança de cidadania esportiva de Kovtun para o Comitê Tribuna.com (NOC) da Ucrânia Vadim Gutzeit.

“Ouvi esses boatos, mas ainda não é uma informação confirmada, não há informação oficial em lugar nenhum. Eu, como presidente do CON e como pessoa que se preocupou com o esporte durante toda a minha vida, acredito que precisamos conversar com o treinador. Irina Gorbacheva e Ilya Kovtun Eles estão o tempo todo no exterior, sei que estão recebendo ajuda no país onde estão e estão ficando sem essa ajuda.

Precisamos que as agências estaduais e governamentais e os CONs se comuniquem e sugiram que eles voltem para casa. Criar todas as condições para um top, um dos melhores atletas do mundo, para que não abandone a sua cidadania. Porque, na minha opinião, seria inaceitável não tomarmos medidas para oferecer a Ilya e à sua treinadora, a Sra. Irina, a permanência na Ucrânia e fornecer todas as condições.

Para nós, esta é uma questão muito importante. atleta que é ucraniano, já representou a Ucrânia nos Jogos Olímpicos, ganhou medalha lá. É importante para nós que ele não saia do nosso estado e não mude de cidadania”, disse Gutzeit.

Lembre-se que nas Olimpíadas de 2024 Kovtun ganhou a prata no exercício de barras paralelas. Esta é sua primeira medalha olímpica em sua carreira.

Ele também ficou em quarto lugar nos Jogos de Paris duas vezes – em exercícios de solo e individual geral. Ilya ficou em quinto lugar como membro da seleção ucraniana na seleção geral.

Os Jogos de Paris se tornaram a segunda Olimpíada da carreira de Kovtun. Em sua estreia nos Jogos de Tóquio, em 2021, ele ficou em 11º. o lugar no individual geral ficou em sétimo lugar na equipe.

tsn.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *