Site icon infromoz.com

O medalhista olímpico ucraniano de 2024, Ilya Kovtun, muda de cidadania esportiva

 Medalhista olímpico ucraniano - 2024 Ilya Kovtun muda cidadania esportiva

A estrela ginasta ucraniana está se preparando para receber um passaporte croata.

Medalhista de prata dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris na ginástica artística Ilya Kovtun e sua treinadora Irina Gorbacheva solicitaram a cidadania croata.

Isso foi relatado pelo técnico da seleção croata, Vladimir Madjarevic, em um comentário à publicação Jutarnji List.

De acordo com a publicação, Kovtun já recebeu permissão para competir da Federação Croata de Ginástica Artística. O ginasta ainda precisa obter um passaporte croata para finalmente mudar sua cidadania esportiva.

“Enviamos documentos ao Ministério do Interior, e isso (o processo de obtenção da cidadania – ed.) deve passar por um procedimento acelerado. Há duas opções: a primeira é que ele receba a cidadania porque é um atleta de ponta, que é necessário para o esporte croata. A segunda é que, como ucraniano, ter condições especiais para obter a cidadania sob o procedimento acelerado na Croácia e na UE. Esperamos resolver essa questão sob o procedimento acelerado, e então o próximo passo é para registrar a mudança de cidadania na Federação Mundial de Ginástica”, disse o técnico da seleção croata.

Se Kovtun finalmente mudar de cidadania esportiva, ele terá duas opções para estrear pela seleção croata. Se a Ucrânia der permissão, ele poderá representar a Croácia em 2025, inclusive no Campeonato Europeu e Mundial. Caso contrário, Ilya terá de cumprir uma “quarentena” de um ano antes de se tornar elegível para jogar pela seleção croata.

“Esperamos problemas, porque a Ucrânia, obviamente, não o libertará voluntariamente. As opções são diferentes, a pior, o que pode acontecer, pelo que entendemos, é um ano de quarentena e uma pausa nas competições internacionais.

Estamos prontos para tudo. Ele compete em barras paralelas em ligas de clubes francesas, italianas e alemãs, onde não há exigência de nacionalidade, então ele certamente terá bastante prática competitiva. A única coisa é que ele não poderá competir em grandes competições como a Eurocopa ou o Campeonato Mundial. Mas se houver uma quarentena, é bom que isso aconteça apenas agora, no primeiro ano após as Olimpíadas”, disse Madzharevich.

Deve-se notar que Kovtun e Gorbacheva passaram todo o ano de 2024 se preparando para a competição na Croácia. O atleta não retornou à Ucrânia após as Olimpíadas de Paris.

Lembre-se de que Kovtun ganhou a prata nas barras paralelas nas Olimpíadas de 2024. Esta é sua primeira medalha olímpica na carreira. Ele também ganhou dois e ficou em quarto lugar nos Jogos de Paris – nos exercícios de solo e individual geral. Além disso, Ilya ficou em quinto lugar como parte da equipe ucraniana no individual geral.

Os Jogos em Paris já eram as segundas Olimpíadas na carreira de Kovtun. Na estreia para Ele levou os Jogos de Tóquio 2021 11º lugar no individual geral e sétimo na equipe.

tsn.ua

Exit mobile version