A pista de Suzuka exige muito dos pneus, então a Pirelli sempre leva os compostos mais duros para o palco. Este fim de semana marca a estreia da escalação C1, a mais difícil da temporada de 2025. Em uma prévia tradicional, a Pirelli falou sobre a escolha dos pneus para a etapa japonesa.

Dos três compostos, o C1 é o mais próximo da versão de 2024, enquanto o C2 e o C3 ficaram mais suaves. Será interessante ver como as equipes dividirão suas formações ao longo das três sessões de treinos para encontrar a configuração ideal para seus carros, com foco especial na estratégia de corrida.

Este ano, uma grande parte da pista foi pavimentada com asfalto novo – desde a saída da última chicane até o final do primeiro setor. Esta é uma seção importante, com curvas de média e alta velocidade, incluindo as longas, como as duas primeiras após a reta de largada e chegada, onde os pneus ficam sujeitos a cargas pesadas.

Simulações mostram que a pista japonesa ficou cerca de um segundo e meio mais rápida devido ao efeito combinado da melhor aderência do novo asfalto e da maior velocidade dos carros de 2025.

Com base nos dados fornecidos pelas equipes, os engenheiros da Pirelli fizeram pequenos ajustes nas pressões mínimas dos pneus em ambos os eixos, reduzindo a pressão dianteira de 25 para 24,5 psi e aumentando de 23 para 23,5 psi na traseira. Na sexta-feira, as informações coletadas serão analisadas para avaliar a correlação entre a modelagem e as medições reais antes de fazer quaisquer ajustes.

Será importante entender se a nova superfície da pista terá um impacto significativo nas velocidades, como aconteceu na China, e também avaliar como as condições da pista mudarão ao longo do fim de semana, já que Suzuka é uma das pistas mais movimentadas do calendário, tendo já sediado dois grandes eventos este ano.

Suzuka é uma das pistas mais exigentes para os pneus, especialmente em termos de forças laterais. Na escala usada pela Pirelli para classificar circuitos, Suzuka, junto com Barcelona, Silverstone, Spa, Zandvoort e Losail, tem a nota mais alta, 5.

Fonte

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *