Alexander comemorou sua vitória sobre Tyson Fury com um artefato único em suas mãos.
Ex-coordenador de plataformas UNITED 24 Yaroslava Grescontou em detalhes como foi concretizada a ideia de carregar o sabre de Hetman Ivan Mazepa para o ringue após a revanche do campeão mundial de acordo com os títulos de peso pesado WBC, WBO, WBA e IBO Alexander Usik< /strong> contra Tyson Fury.
“A história de um sabre Será uma longa leitura. O espaço da mídia está agitado há 24 horas: o sabre do século 17 de Mazepa, erguido por Usik após sua vitória sobre Fury, está em toda parte assim que o campeão o ergueu acima do seu. cabeça, meu telefone ganhou vida com mensagens de amigos próximos que escreveram: “Você definitivamente inventou isso”. Obviamente, nossa equipe está fortemente associada a essas ideias, e isso é muito agradável.
Em um dia, consultas no Google sobre quem é Mazepa, aumentou mil vezes. Saímos na mídia americana, britânica e árabe mais popular, bem como na mídia de todo o mundo, que aplaudiu Usyk, Mazepa e o sabre na coletiva de imprensa.
Acrescentarei alguns detalhes dos bastidores à história. Por quanto tempo Alexander Usyk decidiu se queria/poderia erguer sobre sua cabeça o sabre do notável hetman, cujo nome os russos haviam profanado durante séculos?
5 minutos. A partir do momento em que lhe enviei três fotos com uma proposta do Museu Histórico Regional de Chernigov: o sabre de Mazepa, a pennach de Semyon Palia e o Evangelho de prata. Usik digitou. “Claro, sabre. Claro, Mazepa, claro que sim.” Sem hesitação. Às quatro da manhã, após a luta, assistimos às primeiras aparições na mídia internacional, Alexandre sorriu amplamente com seu sorriso satisfeito de bigode: “Posso imaginar como os moscovitas estão queimando agora.”
Quantos equipes trabalharam para que isso acontecesse o projeto aconteceu? Doze. E essas eram equipes de ponta. Cada pessoa fez o seu melhor, porque, claro, é extremamente difícil organizar uma demonstração de um artefato desse nível como o sabre de Mazepa. Pelo menos porque esta demonstração não é num museu, mas sim no ringue – esta é a primeira vez tanto na história da prática museológica ucraniana como na história do boxe.
Nossa equipe. A equipe do Museu Histórico de Chernigov. Administração Estatal Regional de Chernihiv. Centro Nacional de Restauração. As equipes do nosso Ministério da Cultura e do Ministério das Relações Exteriores, que fizeram tudo e muito mais. Em seguida, o bastão foi assumido pela embaixada na Arábia Saudita (onde os valores culturais ucranianos seriam demonstrados pela primeira vez em 33 anos), pelo Ministério da Cultura da Arábia Saudita e pela Autoridade Geral de Lazer da Arábia Saudita.
E então começou a corrida dos organizadores da luta SELA, que devem assinar garantias de segurança e concordar com a exibição de armas brancas do século XVII no ringue. Aqui deve ser dito que a equipe de Usik é igual ao próprio Usik. Faz o impossível. Ele empurra até o fim.
Em seguida a equipe Kunstrans trabalhou. Observamos cada movimento do sabre, cada fronteira que ele teve que cruzar. O sabre foi entregue à Arábia Saudita obedecendo a todas as normas e sob a supervisão de especialistas do museu. Depois de todas as conclusões dos especialistas. Com um monte de documentos. Nosso consultor e inspirador ideológico neste projeto foi o historiador ucraniano Alexey Sokirko. Obrigado a ele.
Que tipo de guarda o sabre tem? Pode parecer engraçado, mas o sabre era guardado por mais pessoas do que o próprio Usik. Quantos minutos se passaram após a vitória de Alexandre antes que o sabre aparecesse no ringue?
Nove minutos intermináveis, durante os quais Yulia Solovey e eu quase nos resignamos a não sacar o sabre porque algo havia dado errado. Mas então vimos uma caixa preta familiar. Um minuto depois há um contorno familiar no veludo vermelho. E então a lâmina, que já esteve nas mãos de um dos mais destacados guerreiros ucranianos, foi vista pelo mundo inteiro. Funcionou.
A luta Usyk-Fury acabou. E a história da Ucrânia WOW está apenas começando. Já sabemos a que sequelas levou a demonstração do sabre de Mazepa no ringue e achamos que você vai gostar desta notícia. Obrigado a todos que acreditam em projetos criativos, que apoiam a cultura ucraniana, a todos que apoiam a Ucrânia em casa e ao redor do mundo”, escreveu Gres em sua página no Facebook.
Veja também:
O sabre de Hetman Mazepa foi feito no final do século XVII. Ele está armazenado na Ucrânia e foi levado para Riad, na Arábia Saudita, especificamente para a luta de Usik. Sua apresentação é um passo importante na diplomacia cultural.
Anteriormente, o próprio Usik falou sobre erguer o sabre original de Mazepa no ringue após sua vitória sobre Fury. Segundo o boxeador ucraniano, isso foi uma honra para ele.
Na noite de 22 de dezembro, Usik em Riade (Arábia Saudita) derrotou Fury por decisão unânime dos juízes (três vezes 116-112) e defendeu os títulos de campeão mundial nas versões WBA, WBO, WBC e IBO em superpesado.
Em nosso site você pode assistir vídeos dos melhores momentos da revanche entre Usyk e Fury, além de fotos brilhantes do luta.
Também pela sua atenção notas judiciaise estatísticas de golpes da revanche Usyk-Fury.
Observe que Fury não admitiu a derrota de Usyk, discordando do veredicto do juiz. O boxeador ucraniano reagiu categoricamente a essas palavras do “Rei Cigano”.
Ao contrário da primeira luta, na revanche entre Usik e Fury o título de campeão mundial absoluto não estava em jogo, já que anteriormente Alexander renuncioutítulo IBF. Agora ele é propriedade do britânico Daniel Dubois, que já conseguiu defendê-lo ao nocautear seu compatriota Anthony Joshua.
Gostaríamos de lembrar que na noite de Em 19 de maio de 2024, Usyk venceu por decisão dividida Fury na luta pelo título de campeão mundial absoluto dos pesos pesados. Ao final do nono round, Alexandre derrubou o adversário.
Usik se tornou o primeiro campeão mundial absoluto dos pesos pesados no século 21 e o primeiro peso pesado “absoluto” da história com quatro títulos principais – WBO, WBA, IBF e WBC.