Site icon infromoz.com

A Fitch Ratings previu se a Ucrânia terá dinheiro suficiente para a guerra em 2025

 A Fitch Ratings previu se a Ucrânia terá dinheiro suficiente para guerra em 2025

O défice orçamental da Ucrânia permanece elevado em 2025.

A Fitch Ratings prevê que em 2025 as necessidades de financiamento externo da Ucrânia serão de 38 mil milhões de dólares. , abaixo dos US$ 41 bilhões em 2024. Isto indica uma diminuição na quantidade de assistência financeira necessária ao país.

Isso é afirmado no relatório da agência.

O relatório fala em reduzir a incerteza em relação ao financiamento externo para a Ucrânia no curto prazo. Isto foi possível pelo facto de os países do G7 provavelmente fornecerem à Ucrânia cerca de 50 mil milhões de dólares em empréstimos. Estes empréstimos serão garantidos por receitas recebidas de activos soberanos russos congelados.

A agência prevê que o défice orçamental do Estado da Ucrânia permanecerá elevado, ascendendo a 19,1% em 2024 e 19,2% em 2025. Isto acontecerá apesar dos aumentos de impostos recentemente aprovados, devido aos elevados gastos com defesa e a uma redução esperada nas subvenções estrangeiras.

O relatório afirma que uma consolidação fiscal significativa seria limitada pela continuação da guerra e pelos custos de reconstrução no caso de um cessar-fogo prolongado. Isto provavelmente levará à continuação da elevada dependência da Ucrânia do financiamento externo.

Os analistas também observam que o Banco Nacional da Ucrânia (NBU) manteve a sua taxa básica em 13% desde junho devido a uma taxa de juro mais forte do que o esperado. um salto na inflação.

De acordo com o relatório, a maior flexibilidade da taxa de câmbio, que garantiu a transição para um regime de taxa de câmbio flutuante controlada em outubro de 2023, bem como a redução da incerteza em relação ao financiamento oficial de curto prazo, proporcionou ao NBU a oportunidade de suavizar as restrições cambiais.

Lembre-se que o Parlamento Europeu aprovou um empréstimo macrofinanceiro para a Ucrânia no valor de 35 mil milhões de euros, que será concedido pela União Europeia como parte de um empréstimo do Grupo dos Sete. O reembolso deste empréstimo será feito com recursos provenientes de ativos russos congelados.

tsn.ua

Exit mobile version