Nos próximos meses, os preços na Ucrânia crescerão mais rápido.
Consumidor real a inflação em dezembro de 2024 superou a previsão do Banco Nacional da Ucrânia (NBU), nos próximos meses os preços continuarão a subir.
Isso é afirmado no relatório do NBU sobre o nível de inflação , que no final de 2024 acelerou para 12%.
“Por um lado, os fatores temporários, anteriormente o rápido aumento dos preços dos alimentos, continuaram a ser um motor significativo do crescimento dos preços e a principal razão para o desvio da dinâmica de preços da previsão devido a colheitas menores. Por outro lado, a pressão fundamental sobre os preços também aumentou significativamente em relação ao cenário de novos aumentos nas despesas comerciais com suprimentos de energia e salários”, explicou o Banco Nacional.
Além disso, uma certa impacto na aceleração da inflação e nos efeitos do enfraquecimento da taxa de câmbio da hryvnia.
“A inflação deverá continuar a aumentar nos primeiros meses de 2025 devido à influência contínua de ambos os fatores temporários, incluindo os efeitos de colheitas mais baixas, e fundamentais, como em particular, a pressão das despesas empresariais sobre o fornecimento de energia e os salários, bem como os efeitos do enfraquecimento da taxa de câmbio da hryvnia”, previu o departamento.
Em ao mesmo tempo, o NBU espera que a inflação retorne a uma trajetória de declínio constante no segundo semestre de 2025.
Lembramos que, de acordo com o Serviço Estatístico do Estado, a inflação ao consumidor em A Ucrânia até o final de 2024 aumentou em 12,0%, incluindo inflação de 1,4% em dezembro.