De acordo com Andrey Ermak, isso foi possível apesar das tentativas da Rússia de destruir o sistema energético ucraniano durante a guerra.
A Ucrânia recebeu gás liquefeito para o primeira vezgásdos EUA. O fornecimento ocorreu através da Grécia.
O chefe do Gabinete Presidencial, Andrei Ermak, escreveu sobre isso no Telegram.
“Isto não é apenas carga – é um passo estratégico”, observou ele. .
De acordo com Ermak, isso foi possível apesar das tentativas da Rússia de destruir o sistema energético ucraniano durante a guerra.
“Conquistamos outra vitória na frente energética”, disse o chefe do OP enfatizado.
Ermak informou que a empresa de energia DTEK aceitou este gás no terminal grego de GNL, demonstrando um alto nível de cooperação internacional.
“O acordo com a empresa americana Venture Global até 2026 é estabilidade e confiança em o futuro para milhões de ucranianos”, escreveu ele.
Ermak enfatizou que a Ucrânia está se integrando com sucesso ao mercado global de energia.
“Agradeço aos nossos parceiros internacionais por apoio e confiança. Juntos, estamos libertando o sistema energético mundial da chantagem russa”, concluiu.
Lembre-se que em 19 de dezembro, o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, disse queo trânsito de gás através da Ucrânia é um dos principais. os cinco principais desentendimentos entre países. O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, respondeu que a Ucrânia não aceitará nenhuma opção de trânsito que permita à Rússia continuar a ganhar dinheiro.