As empresas chinesas começaram a parar de vender produtos para a Rússia devido ao colapso do rublo

O colapso da moeda causou danos aos exportadores chineses.

As empresas chinesas que fornecem vários bens de consumo para a Rússia começaram interromper as vendas em plataformas de comércio eletrônico devido ao colapso da taxa de câmbio do rublo.

O China Morning Post escreve sobre isso.

A queda da moeda russa para seu nível mais baixo desde março de 2022 tem preocupado os empresários chineses, especialmente aqueles que negociam em rublos.

A China tornou-se o maior parceiro comercial da Rússia e o principal fornecedor de bens de consumo, substituindo as empresas ocidentais que partiram. De acordo com dados alfandegários, todos os meses são importados para a Federação Russa bens no valor de 10 a 11 mil milhões de dólares da China – o dobro do que era antes do início da guerra.

Mais de 50% dos bens em e- plataformas de comércio vêm da China. No entanto, o colapso do rublo já causou sérios danos aos exportadores chineses.

A taxa de câmbio do dólar na Federação Russa aumentou: o que se sabe

Na quarta-feira, 27 de novembro, o rublo russo continuou a cair em relação ao dólar e ao yuan chinês. Desde o início de agosto, a taxa de câmbio caiu pelo menos 24% e esta tendência continua.

A partir das 15h45, a taxa de câmbio do dólar atingiu 114,5 rublos, o euro – 120,6 rublos. A última vez que este nível foi em meados de março de 2022, quando as primeiras sanções foram introduzidas contra a Rússia devido ao início de uma guerra em grande escala contra a Ucrânia.

O declínio do rublo é intensificado por um aumento mais queda de mais de 20% no mercado de ações este ano. Os investidores estão a retirar ativamente fundos de ações, preferindo depósitos com taxas de juro superiores à taxa base do Banco Central, fixada em 21%.

Esta situação está a agravar a inflação, que provavelmente excederá as previsões do regulador. Isto é contrário às rigorosas medidas de política monetária implementadas pelo Banco Central, cuja taxa básica atingiu um nível recorde desde 2003.

A posição do rublo piorou em meio a novas sanções contra o setor financeiro russo, que complicaram os pagamentos de comércio exterior, especialmente de petróleo e gás. Isso, segundo especialistas, levou à escassez de moeda estrangeira no mercado interno.

tsn.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *