Em 2025, espera-se uma diferença significativa entre exportações e importações, no valor de várias dezenas de milhares de milhões de dólares.
Aumentarimpostos na Ucrânia a partir de 1º de dezembro de 2024 levará a um aumento nos preços dos produtos ucranianos.
Yuriy Gavrilechko, especialista econômico, candidato em ciências na administração pública, disse isso no ar em KYIV24.
“Pode-se esperar uma situação bastante inesperada, especialmente tendo em conta o aumento dos impostos dentro do país, quando os produtos alimentares importados custarão menos que os nacionais”, disse ele.
O especialista acrescentou ainda que o Orçamento do Estado para o próximo ano assume um desequilíbrio significativo entre os volumes de exportações e importações. Estamos falando de uma “diferença fantástica” de várias dezenas de bilhões de dólares.
Lembre-se que Zelensky em 28 de novembro assinou a lei sobre o aumento de impostos e taxas militares adotada pela Verkhovna Rada. O O principal aspecto da lei é um aumento na arrecadação militar sobre todos os rendimentos dos ucranianos de 1,5% para 5% em 2025.
Espera-se que em 2025, graças ao aumento dos impostos, os rendimentos o orçamento do estado aumentará em 141 bilhões de hryvnia. O aumento da taxa de imposto militar de 1,5 para 5% dará 107,7 mil milhões de hryvnia.
Estabelecimento de um imposto militar para os contribuintes do sistema de tributação simplificado, nomeadamente, para empresários individuais dos grupos I, II, III e IV – 13,7 bilhões de hryvnias, e da renda de empreendedores individuais do grupo III o orçamento receberá 929 milhões de hryvnias.
Assim, se Agora a tributação do rendimento dos cidadãos é de 19,5% (18% de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares mais 1,5% de imposto militar), depois a partir de 1 de dezembro aumentará para 23%. Os bancos também deduzirão esse valor das receitas recebidas pela realização de depósitos.