Os empresários individuais que estiveram no sistema tributário geral por pelo menos um dia em 2024 devem apresentar uma declaração de imposto sobre sua situação de propriedade e renda. O prazo para entrega do relatório é 30 de abril de 2025.
Muitos empreendedores migraram do sistema simplificado para o sistema geral, a fim de colocar sua empresa unipessoal em espera, uma vez que, no sistema geral, , na ausência de atividade, não há necessidade de pagar quaisquer impostos, incluindo uma única contribuição social. No entanto, o período de permanência no regime geral deve ser indicado na declaração. Os empreendedores também devem apresentar uma declaração de situação patrimonial e renda referente a esse período.
Observe que os empresários individuais dos grupos 1 e 2 que se registraram em 2024 automaticamente se enquadraram no sistema tributário geral. Isso significa que eles também são obrigados a apresentar uma declaração.
O consultor tributário Mikhail Smokovich explicou como apresentar esta declaração.
Lembremos que em 2024, quase 210 mil empresas individuais foram fechadas na Ucrânia, o que é o número mais alto dos últimos 5 anos. Especialistas citam dificuldades econômicas, mudanças na legislação tributária e processos de migração como motivos para o fechamento em massa de empresas unipessoais.
Leia também :
- As taxas de serviços públicos mudaram na Ucrânia: o que aumentou mais de preço
- Colapso total da hryvnia e do dólar a 50: o que está acontecendo com a taxa de câmbio na Ucrânia
- Ucranianos têm mais de 700 mil novas dívidas: qual é a sua maior dívida?