Ucranianos sentirá um forte aumento nos preços dos alimentos.
Em dezembro de 2024, os preços dos vegetais poderão subir até 15% e as frutas até 10%. Em particular, o preço do repolho branco pode subir para 33 hryvnia, da cebola – até 20 hryvnia e das batatas – até 37 hryvnia.
Esta previsão foi feita por cientistas do Instituto de Economia Agrária, escreve Canal 24.
Segundo eles, em dezembro os preços das maçãs e uvas aumentarão até 10%. Os preços das frutas importadas continuarão a permanecer em um nível bastante elevado.
Em particular, para laranjas – até 85 hryvnia por quilograma, limões – 65 hryvnia por quilograma, tangerinas – 80 hryvnia, bananas – até 60 hryvnia
No final de novembro de 2024, em comparação com o final de outubro deste ano, os preços dos vegetais borscht aumentaram. Em particular:
- o preço da batata aumentou para 32,82 hryvnia por quilograma (9,8%)
- beterraba – até 19,45 hryvnia por quilograma ( em 13,5%)
- cenouras – até 29,13 hryvnia por quilograma (em 9,8%)
- cebola cebolas – até 18,25 hryvnia por quilograma (em 1,7%)
Os preços da carne tradicionalmente continuarão a subir antes do Ano Novo. Antes das férias, os preços de varejo desses tipos de carne podem aumentar até 9%, prevê a cientista Natalya Kopytets.
“Tradicionalmente, durante os feriados de Ano Novo e Páscoa, há um aumento notável nos preços de os principais tipos de carne – bovina, suína e de aves”, — observou ela.
Anteriormente, o NBU relatou que os baixos rendimentos, a deterioração na qualidade dos vegetais e frutas, bem como o rápido esgotamento das reservas desde o ano passado contribuem para aumentando os preços dos produtos.