O governo promete não aumentar o custo da eletricidade por enquanto.
A partir de 1º de fevereiro, novas condições para o uso de eletricidade para aquecimento serão introduzidas na Ucrânia. Agora, o efeito da tarifa preferencial será estritamente limitado a um certo volume de consumo.
Isso está declarado no material “NP”.
Note-se que para esta categoria o preço será reduzido por três meses – até 30 de abril de 2025. Por 1 kW de eletricidade você terá que pagar 2,64 UAH – isto se o volume de consumo por mês não exceder 2000 kW. A tarifa para um quilowatt acima desse padrão será de 4,32 UAH/kWh.
Essa tarifa já estava em vigor antes. No entanto, havia outras condições. Então, se o consumidor usasse 2.300 kW, ele automaticamente teria que pagar 4,32 por todos os 2.300 kW. Agora você pagará 2,64 UAH por 2000 kW e 4,32 UAH por 300.
As alterações tarifárias geralmente são feitas em maio, com aumentos ocorrendo em junho ou julho. No entanto, de acordo com o chefe do Ministério da Energia, German Galushchenko, o ministério não está atualmente considerando a questão do aumento de tarifas. Ele disse que a tarifa atual permite que o mercado financeiro fique equilibrado sem acumular dívidas.
Além disso, fontes governamentais também explicam que aumentos de tarifas são improváveis em um futuro próximo. Em particular, isso se deve às condições socioeconômicas. Quanto às perspectivas do pós-guerra, os especialistas apontam para a necessidade de eliminar gradualmente os subsídios para todos os consumidores. Em particular, devido à adopção de novas regras sobre PSO, que agora obrigam os fornecedores a vender electricidade a tarifas fixas.
Se esta regulamentação for anulada, os preços serão formados através de um mecanismo semelhante às tarifas de água: cálculo de todos os componentes tarifários serão acordados com a Comissão Nacional de Regulamentação de Energia. Ao mesmo tempo, as autoridades observam que tais mudanças só ocorrerão após o fim da guerra.
Vamos relembrar até que data os ucranianos precisam gastar os “mil de Zelensky”. Observe que até no final de fevereiro entra em vigor o programa “Apoio de Inverno”, segundo o qual um ucraniano no país pode receber mil hryvnias.
Leia também:
- O dólar vai crescer em fevereiro: especialista fala sobre a taxa de câmbio
- A partir de 1º de fevereiro, os bancos ucranianos introduzirão limites para transferências de dinheiro: o que você precisa para saber
- Novas regras para empresários individuais: pelo que podem multá-lo em 17 mil hryvnia
Assine nossos canais no Telegram e no Viber.