Os mais caros foram repolho, cenoura e maçã.
Por No início de 2025, os preços da maioria dos vegetais e frutas na Ucrânia aumentaram em comparação ao mesmo período em 2024. No entanto, para alguns produtos, houve uma queda nos preços.
Isso foi relatado por analistas da EastFruit.
Sabe-se que o aumento médio dos preços dos produtos hortofrutícolas teve uma diferença insignificante em relação ao nível de inflação anual, o que indica uma certa estabilização do mercado.
Ocorreram flutuações significativas em produtos como repolho, cenoura e maçãs. Os preços do repolho triplicaram devido à redução nos volumes de produção, enquanto os preços da cenoura aumentaram quase 2,6 vezes e atingiram 26 UAH/kg. Devido às grandes perdas de colheitas na Europa e ao aumento dos preços do concentrado de maçã, as maçãs ficaram 79% mais caras, custando 25-28 UAH/kg.
“Os preços da maçã aumentaram acentuadamente em todos os países europeus, devido a perdas significativas de safras como resultado de condições climáticas desfavoráveis. Outra razão para o aumento de preços são os altos preços do concentrado de maçã, que sustentam altos preços para maçãs de baixa qualidade. Consequentemente, o mercado de maçãs frescas perdeu o segmento mais acessível, o que permitiu que os preços das maçãs de média e alta qualidade subissem”, observou o economista Andrey Yarmak.
Uma situação semelhante foi observada com as peras, cujo preço no mercado O mercado ucraniano aumentou em média 70% ao longo do ano. .
Além disso, as tangerinas ficaram significativamente mais caras, com o aumento de preço chegando a 58%. Outros produtos também ficaram mais caros: batatas em 30%, pimentões e uvas em 20%. Ao mesmo tempo, os preços das cebolas e dos tomates de estufa permaneceram no nível do ano passado, enquanto os pepinos de estufa caíram de preço em 5%. A maior queda nos preços foi para bananas – em 8%.
Lembre-se de que, de acordo com as previsões do deputado Ivan Chaikovsky, um aumento nos preços dos produtos básicos deve ser esperado já na primavera.