O cálculo do imposto de renda de pessoa física e da contribuição social unificada deve ser feito de forma diferente do que antes. >
A partir de 2025, para todos os agentes fiscais, em especial, para pessoas jurídicas e empresários individuais que pagam renda a pessoas físicas, o procedimento de declaração de impostos mudará. Em particular, o cálculo do imposto de renda pessoal e da contribuição social unificada agora será enviado mensalmente, em vez de trimestralmente.
O serviço de imprensa do Ministério das Finanças da Ucrânia informou isso.
Os relatórios devem ser enviados antes do 20º dia do mês seguinte ao final do mês do relatório. Essas mudanças foram introduzidas após a atualização do Código Tributário da Ucrânia no outono de 2024, que também leva em consideração a necessidade de garantir um orçamento equilibrado sob lei marcial.
Os relatórios do quarto trimestre de 2024 no formulário antigo serão enviados até 10 de fevereiro de 2025, e o relatório de janeiro de 2025 deve ser enviado no novo formulário até 20 de fevereiro de 2025. O novo formulário de cálculo do imposto inclui o cálculo principal e vários anexos, em particular:
- Anexo 1 – Informações sobre a Contribuição Social Unificada.
- Anexo 4DF – Informações sobre a Renda.
- Anexo 5 – Informações sobre relações de trabalho.
- Anexo 6 – Dados sobre experiência profissional especial.
Estas alterações visam garantir uma controle sobre as receitas orçamentárias e também simplificar o processo de declaração para os contribuintes. Eles reduzem o número de erros e atrasos nos relatórios e criam condições mais convenientes para os negócios.
A aprovação de novas formas de cálculo de impostos tornou-se possível graças às ordens do Ministério das Finanças da Ucrânia datadas de 24 de janeiro , 2025 e 30 de janeiro de 2025.
Lembremos que em 10 de outubro, a Verkhovna Rada aprovou integralmente o projeto de lei sobre o aumento de impostos. Em particular, para alguns ucranianos, o imposto militar aumentará de 1,5 para 5%. O que e quanto cada ucraniano e empresa pagará agora – leia em ТСН.ua.