Esses vegetais de estufa custam em média 36% a mais do que em janeiro de 2024.
O mercado ucraniano viu um aumento nos preços esta semana tomates de estufa.
Isso é relatado por analistas do projeto EastFruit.
A redução na oferta do produto tornou-se um fator-chave que permitiu aos vendedores aumentar os preços de venda . O principal fornecedor de tomates de estufa durante esse período é tradicionalmente a Türkiye. No entanto, as condições climáticas desfavoráveis nas últimas semanas neste país levaram a uma redução significativa nos volumes de exportação de vegetais.
De acordo com dados de monitoramento diário, os preços do tomate na Ucrânia flutuam na faixa de 85-105 UAH/kg (2,01-2,48 USD/kg), o que é em média 10% superior ao nível da semana passada. Ao mesmo tempo, os vendedores não se atrevem a aumentar os preços de forma mais significativa devido à fraca procura tanto dos compradores grossistas como das cadeias retalhistas.
Note-se que os tomates de estufa no mercado ucraniano custam em média 36% mais , do que em meados de janeiro de 2024. No entanto, os participantes do mercado consideram essa situação temporária. Espera-se que, após a estabilização do fornecimento da Turquia, os preços dos tomates possam cair novamente na próxima semana.
Lembre-se de que anteriormente, o deputado Ivan Chaikovsky alertou que os preços de vários produtos aumentariam na Ucrânia na primavera de 2025.
p>
Leia também:
- Preços atingem recorde nos últimos 8 anos: frutas populares ficou mais caro na Ucrânia
- Quais ucranianos ficarão mais pobres em 2025: o alerta de um economista
As tarifas de serviços públicos da Ucrânia mudaram: o que aumentou mais de preço
Inscreva-se em nossos canais no Telegram e no Viber.