Esta semana, as cenouras aumentaram 10% mais barato.
Os preços da cenoura na Ucrânia começaram a cair, mas a qualidade do produto é uma preocupação. Os produtores observam que a porcentagem de rejeições aumentou significativamente em comparação ao ano passado devido às condições climáticas desfavoráveis.
Isso é relatado por analistas do projeto EastFruit.
Somente no início deste semana, o preço das cenouras caiu 10%, agora seu preço oscila entre 23-30 UAH/kg (US$ 0,54-0,71/kg), dependendo da qualidade. Os produtores são forçados a aumentar os preços, apesar da oferta limitada de cenouras de qualidade.
A demanda por cenouras de média e baixa qualidade na Ucrânia continua baixa, o que mantém os preços significativamente baixos. Empresas atacadistas e redes varejistas compram o vegetal apenas em pequenas quantidades devido à fraca demanda. Além disso, a qualidade das cenouras deteriorou-se significativamente devido às condições climáticas desfavoráveis que afetaram o seu crescimento e colheita.
“A partir do segundo mês de verão de 2024, o tempo quente e seco começou na Ucrânia, o que não permitir o desenvolvimento normal das plantações. No outono passado, devido à precipitação durante a colheita, os agricultores foram forçados a armazenar produtos com alta umidade”, diz o relatório.
Apesar do declínio nos preços da cenoura, o custo do vegetal na Ucrânia ainda é 2,2 vezes maior em comparação a meados de janeiro de 2024.
Lembre-se de que os ucranianos foram avisados sobre o aumento dos preços dos alimentos já na primavera. Leia mais sobre isso nas notícias.