Demanda por cenouras cresceu.
Na Ucrânia os produtores de cenoura estão a aumentar os preços dos seus produtos. Um dos motivos foi o aumento da demanda por cenouras entre empresas atacadistas e redes varejistas.
Isso foi relatado por analistas do projeto EastFruit.
Especialistas observaram que desde o início deste semana, o preço das cenouras aumentou para 23 30 UAH/kg (US$ 0,55-0,71/kg), dependendo da qualidade e dos volumes dos lotes de produtos oferecidos, o que é em média 15% mais caro do que no final do último dia útil semanas.
Os produtores citam várias razões para o aumento dos preços das cenouras.
“Em primeiro lugar, a tendência ascendente dos preços está associada a uma redução notável na oferta de produtos de qualidade inferior, uma vez que a oferta de armazéns não equipados caiu ao mínimo. Ao mesmo tempo, a procura por cenouras permanece bastante activa”, diz o relatório.
Os analistas acrescentaram que algumas grandes explorações ainda estão a atrasar a venda de cenouras. esta colheita de raízes de alta qualidade.
Em particular, em 26 de dezembro, as cenouras na Ucrânia já estavam à venda a uma média de 2,6 vezes mais caras do que no mesmo período de 2023.
De acordo com os operadores do mercado, o aumento dos preços não contribuiu a uma diminuição na demanda por cenouras.
Foi relatado anteriormente que em dezembro de 2024, os preços dos vegetais poderão subir 15% e das frutas até 10%.
Os preços da carne também continuarão tradicionalmente a subir antes do Ano Novo.