A subida dos preços será influenciada, em particular, pelo factor inflação, que, segundo as previsões, deveria ser de 9% no final do ano , mas já ultrapassou 11%.No inverno, os preços da carne, do leite e dos vegetais podem aumentar na Ucrânia. O custo dos produtos pode aumentar de 10 a 15%.
Essa previsão foi feita pelo vice-presidente do Conselho Agrário Ucraniano, Denis Marchuk, no ar do “Day Live”.
< p>Segundo ele, o aumento dos preços das hortaliças foi influenciado pelo fator condições climáticas, já que devido ao verão quente na Ucrânia foi perdida uma quantidade significativa da safra, que deveria ter sido armazenada e depois vendida nas gôndolas.< /p>
“Em alguns locais da região Sul, as perdas chegaram a 30%. Este é um volume grande, considerando que perdemos as regiões de Kherson e Zaporozhye, que estão parcialmente ocupadas, e não podemos preencher o mercado a partir daí”, observou Marchuk.
Além disso, segundo o especialista, o aumento os preços serão afetados pelo aumento dos preços da eletricidade necessária para o armazenamento de alimentos e pelo fator de inflação, que foi projetado em 9% no final do ano, mas já ultrapassou 11%.
“Portanto Notamos que no inverno, de dezembro a fevereiro e mesmo até o início de março, os preços podem aumentar de 10 a 15%. Isso se aplica a produtos como carne, leite, vegetais”, afirmou.
Denis Marchuk também prevê um aumento no inverno dos preços das frutas, que neste período são principalmente importadas.
“Vai depender da taxa de câmbio do dólar, se a hryvnia continuar a enfraquecer, então a oferta de preço para comprar será mais caro”, explicou.
Lembre-se que o Banco Nacional da Ucrânia (NBU) prevê uma aceleração da inflação nos próximos meses, mas espera que desacelere em meados de 2025.