Ícone do site infromoz.com

O café pode atingir o maior nível em 45 anos: quem e o que está aumentando os preços

 Café pode atingir alta de 45 anos: quem e o que está elevando os preços

Um forte aumento nos preços do café nos mercados mundiais já levou a um aumento no custo dos grãos de Arábica.

O café pode atingir seu maior preço desde 1980 devido à quebra de safra nas principais regiões produtoras e à redução nas ofertas em leilões.

Isso é relatado pela Bloomberg.

Em particular, os futuros dos grãos de Arábica, preferidos pela rede de cafeterias, subiram 1,6% em 4 de fevereiro. A variedade premium também aumentou de preço, sendo negociada a pouco menos de US$ 4 a libra, após dobrar no ano passado.

“A escassez no Brasil, o maior produtor mundial de Arábica, continua preocupando os comerciantes após embarques recordes no início da temporada, o que significou menos disponibilidade agora. A exportadora brasileira Comexim Ltda. disse na segunda-feira que a produção do país tanto de Arábica quanto de Robusta mais barato deve cair na safra de 2025-26”, escreveu o jornal.

Economistas dizem que os revendedores de segunda mão também podem estar aumentando os preços do café. Seu crescimento também pode ser afetado pela falta de estoques certificados dos vendedores.

“Os estoques nos armazéns controlados pela bolsa estão atualmente nos menores níveis desde novembro. Mas o recente aumento na quantidade de café aguardando classificação pode reduzir um pouco o déficit de oferta na bolsa”, observam os jornalistas da publicação.

Lembre-se de que em novembro, pela primeira vez desde 1997, os futuros da variedade mais popular de café arábica subiram ao máximo. Os contratos atingiram o pico de US$ 3,11 por libra de grãos de Arábica.

tsn.ua

Sair da versão mobile